Prevenção
‘Dia D’ de Multivacinação reforça importância de manter caderneta em dia
17/08/2024 | 17:00 | 15
Chamar a atenção do público de todas as idades para a importância de manter a caderneta de vacinação em dia, principalmente de quem integra os grupos prioritários formados por idosos, crianças, gestantes, puérperas e pessoas com comorbidades. Esse foi o foco do ‘Dia D’ de Multivacinação que a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS) realizou neste sábado (17).
Um dos pontos de vacinação foi o Parque Solon de Lucena – Lagoa. No local, além de todas as vacinas disponíveis na rede pública de saúde, também foram oferecidos serviços como testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (sífilis, hepatites e HIV), bem como inscrições para castração de animais.
Um dos que aproveitaram a folga no sábado para colocar a caderneta de vacinação em dia foi Jonathan Silva, morador de Cruz das Armas. Ele estava passeando com os filhos pelo Centro da cidade quando resolveu buscar o serviço. Jonathan recebeu doses da vacina contra febre amarela e tétano. “Disponibilizar um posto de vacinação numa área movimentada da cidade como essa é muito importante, pois oportuniza a chance de você atualizar sua caderneta de vacinação. Hoje, eu estava passeando com meus filhos aqui pelo Centro e resolvi aproveitar a oportunidade para me proteger”, disse.
Margarete França mora no Funcionários II e também não perdeu a oportunidade de se vacinar. “Tomei as vacinas contra a Influenza, Febre Amarela, Hepatite B e Tétano. Agora estou protegida. Já liguei para o meu filho vir também se vacinar”, comentou.
Neste ‘Dia D’, o público teve à disposição 86 unidades de saúde da família (USF), cinco policlínicas municipais, três pontos móveis, além do posto no Parque Solon de Lucena, garantindo a prevenção de crianças, adolescentes, adultos e idosos.
-
Texto: Alexandre Freire
Edição: Cristina Cavalcante
Fotografia: Kleide Teixeira -
Secretarias
sms -
Tags
atualizar a caderneta dia d mobilização multivacinação pontos de vacinação prevenção saúde SMS vacinação