Prevenção
Crianças menores de 5 anos e pessoas que integram o grupo prioritário devem se proteger contra a Covid-19
31/07/2024 | 16:00 | 44
Considerando que a Covid-19 ainda é um problema de saúde pública, a vacinação contra a doença deve ser indicada para aqueles com maior risco de infecção e de evolução para formas graves da doença. A prevenção faz parte da programação preventiva de rotina de crianças menores de cinco anos e periódica para grupos de maior risco e vulnerabilidade, a exemplo de gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, imunocomprometidos e idosos.
“Para crianças menores de cinco anos de idade, considerando que a infecção por SARS-CoV 2 é uma importante causa de infecção respiratória grave e morte, principalmente entre os menores de um ano de idade, essa prevenção passou a ser integrada no calendário nacional de vacinação infantil e os pais e responsáveis devem sempre estar com o documento em dia como forma de manter essas crianças protegidas”, destacou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.
Fazem parte do grupo prioritário pessoas com 60 anos ou mais, pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e seus trabalhadores, pessoas imunocomprometidas, indígenas vivendo em terra indígena, ribeirinhos, quilombolas, gestantes e puérperas, trabalhadores de Saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade (maiores 18 anos), funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.
“Temos reforçado o chamamento e alerta para que a população entenda que, apesar de a Covid-19 ser uma doença leve graças à vacinação, há riscos para agravamentos e óbitos para alguns grupos mais vulneráveis. Ainda são comuns as hospitalizações por síndromes gripais e as pessoas não podem relaxar com a prevenção. Covid-19 e Influenza são doenças infecciosas que podem evoluir rapidamente e levar a morte”, completou o coordenador.
Já a proteção contra Influenza, mesmo com o final da Campanha Nacional de Vacinação, a Prefeitura de João Pessoa segue ofertando o imunizante para toda a população acima de seis meses de idade enquanto houver doses disponíveis. A vacina é segura e considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe.
Dados – Segundo o Ministério da Saúde (MS), desde o primeiro caso registrado de Covid-19, o Brasil já acumulou 38,8 milhões de casos, além de 712,5 mil óbitos por conta da doença. Atualmente, 85,41% da população brasileira já recebeu duas doses e, portanto, possui esquema vacinal contra Covid-19 completo.
Atualização da caderneta – Crianças, adolescentes, adultos e idosos devem manter o documento de vacinação em dia. Quem está com a caderneta de vacinação desatualizada coloca em risco não apenas a própria saúde, mas também pode se tornar um transmissor de doenças, em especial para as crianças e idosos, que são grupos mais vulneráveis. É com esse alerta que a Prefeitura de João Pessoa convoca toda a população para buscar um serviço de saúde mais próximo e colocar em dia a vacinação.
Documentação – Para vacinação é importante apresentar um documento oficial com foto ou registro da criança ou adolescente, o Cartão do SUS e o cartão ou caderneta vacina.
Locais de vacinação em João Pessoa nesta quinta-feira (1º):
Unidades de Saúde da Família (USFs)
Vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza) e do Calendário de Rotina
Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira)
*exceção: Alto do Céu II, Cidade Verde e Jardim Planalto.
Policlínicas Municipais
Vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza) e do Calendário de Rotina
Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)
Centro Municipal de Imunização
Vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza) e do Calendário de Rotina
Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)
8h às 12h (sábado, domingo e feriado – apenas para vacinação de urgência)
Home Center Ferreira Costa
Apenas as vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza)
Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)
8h às 16h (sábado)
Shopping Sul
Apenas as vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza)
Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)
10h às 16h (sábado)
Shopping Tambiá
Apenas as vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza)
Horário: 12h às 20h (de segunda a sexta-feira)
9h às 16h (sábado)
Vacinação Domiciliar
Agendamento: (83) 98645-7727 (apenas WhatsApp)
Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)
-
Texto: Lilian Pedreira
Edição: Cristina Cavalcante
Fotografia: Arquivo/SECOM -
Secretarias
sms -
Tags
covid-19 crianças Grupo prioritário imunização locais de vacinação prevenção saúde SMS vacinação