Atenção Básica
Assistência da USF Timbó I abrange área territorial com cerca de 4 mil pessoas
26/02/2023 | 11:00 | 1376
Voltada para o cuidado integral da população e a humanização no atendimento, a Rede Municipal de Saúde de João Pessoa é composta por diversos serviços que buscam prestar uma assistência eficiente. Na Atenção Básica, considerada a porta de entrada dos serviços no SUS, a unidade de saúde da família Timbó I, situada na região dos Bancários, é um exemplo dessa prestação de serviço para a comunidade. No seu local de atuação, o serviço tem a abrangência de atendimento em uma área territorial de aproximadamente 4 mil pessoas, tendo ainda uma farmácia polo.
Por ser considerado um serviço de saúde de portas abertas, os usuários podem procurar a USF Timbó I e serem atendidos no mesmo dia ou ainda mediante agendamento, conforme avaliação da equipe multiprofissional. Na unidade é prestado atendimento médico, odontológico e de enfermagem, que são característicos da atenção primária, além de vacinação, realização de testes rápidos, entrega de medicamentos, troca de curativos e aplicação de injeções.
“Atualmente, a USF Timbó I está com sua estrutura completa de atendimento, oferecendo serviços médicos, odontológicos e de enfermagem, além de possuir uma farmácia polo da região. Temos sete agentes comunitários de saúde atuando diariamente numa área de cobertura de cerca de 4 mil pessoas, podendo atingir uma área de influência de aproximadamente seis a sete mil pessoas”, destacou a gerente da USF Timbó I, Nadya Gomes.
Tipos de atendimento – De acordo com a direção da unidade, no local são realizados atendimentos de caráter eletivo, ou seja, que não são considerados de urgência ou emergência e que são, geralmente, programados. A USF Timbó I faz o acompanhamento de doenças crônicas, hipertensão e diabetes, realizando também o pré-natal com acompanhamento médico e odontológico da gestante até o nascimento do bebê. Depois do parto, os cuidados são voltados ao crescimento saudável da criança em todas as faixas etárias.
Por conta dessa assistência, o índice de resolutividade é de até 80% dos casos que são atendidos no serviço. Quando a equipe identifica que o problema não tem como ser resolvido na unidade, é feito o encaminhamento ao serviço especializado, respeitando a particularidade de cada caso.
Destaque nacional – Recentemente, a USF Timbó I foi destaque nacional por participar mensalmente de mutirões para colocação de DIU. Essa assistência prestada foi matéria no Canal do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
-
Texto: George Medeiros
Edição: Cristina Cavalcante
Fotografia: Ivomar Gomes -
Secretarias
sms -
Tags
área territorial atenção básica atendimento bancários saúde serviço em saúde SMS USF Timbó I