Serviço humanizado

Ambulatório do Instituto Cândida Vargas já realizou mais de 20 mil atendimentos só este ano

14/09/2022 | 19:00 | 6715

Mais de 21 mil atendimentos nos oito primeiros meses desse ano. Os números são dos diversos serviços oferecidos pelo ambulatório do Instituto Cândida Vargas (ICV) para mulheres e crianças que são acompanhadas pela equipe multiprofissional da unidade de saúde.

Para a coordenadora do ambulatório, Viviane Meneghetti, esse número de atendimentos é reflexo do trabalho humanizado desenvolvido pela equipe da unidade.  “Nosso trabalho diário visa oferecer um excelente atendimento às nossas usuárias, que começa pelo planejamento familiar, que conta com equipe multidisciplinar e oferta vários métodos contraceptivos à usuária, desde o uso correto da pílula contraceptiva, DIU, até a cirurgia de laqueadura tubária, que tem impacto direto na taxa de mortalidade materna no município”, disse.

Os serviços com maior número de atendimentos estão: ginecologia obstétrica (9.763), pediatria (2.531); enfermagem (2.203), assistência social (947) e coloproctologista (876).

Rafaela Sousa buscou atendimento na maternidade por meio de indicações de amigos, que informaram a qualidade do serviço.  “Falaram que aqui era maravilhoso e quando cheguei foi ainda melhor do que eu imaginei. Uma equipe que recebe bem a gente, desde a recepção até a médica. Farei do mesmo jeito, vou indicar esse local para quem precisa. Só tenho que agradecer a Deus e esses profissionais”, contou. 

Entre os serviços oferecidos, a coordenadora do setor destacou o de pré-natal de alto risco, que atualmente atende cerca de 200 gestantes de alta complexidade por semana, 800 por mês. Para essas mulheres, são ofertados exames laboratoriais, cardiotocografia e de ultrassonografia, inclusive ultrassom morfológica, em tempo hábil para a condução adequada das diversas patologias obstétricas, o que também impacta positivamente na morbimortalidade materna, fetal e infantil.

O ambulatório conta também com o serviço de ginecologia geral e cirúrgica, sendo atendidas cerca de 140 paciente por semana, mais de 500 por mês. Esses atendimentos geraram o programa de cirurgias eletivas ginecológicas. Mais de 800 mulheres já foram beneficiadas e tiveram seus problemas de saúde solucionados nos últimos 12 meses.

É oferecida pelo setor também a cirurgia minimamente invasiva, como a videohisteroscopia, onde cerca de 40 novas pacientes são atendidas semanalmente e captadas para a cirurgia, já tendo sido realizados mais de 300 procedimentos nos últimos meses.

Telemedicina – Na gestão do prefeito Cícero Lucena foi colocado em prática o serviço de telemedicina para suporte da atenção básica, onde o médico especialista do ambulatório atende conjuntamente ao médico e a enfermeira local, trocando experiências e orientações na condução da usuária. Esse serviço específico já beneficiou mais de 50 usuárias desde sua implantação.

ICV – O Instituto Cândida Vargas (ICV) conta com equipe multidisciplinar formada por psicólogas, nutricionistas, fonoaudiólogas, enfermeiras e assistente social que trabalham conjuntamente para oferecer uma assistência integral e humanitária às usuárias do sistema único de saúde (SUS).

O ICV fica localizado na Avenida Coremas, nº 865, bairro de Jaguaribe. O atendimento ambulatorial é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Os telefones disponíveis para informações são: 3015-1565, 3015-1567, 3015-1564 e 3015-1752. Já a Ouvidoria atende a usuária pelo telefone 3214-1834 ou o e-mail ouvidoriasaude@joaopessoa.pb.gov.br.

Pular para o conteúdo