Autoconhecimento

Alunos da Escola Municipal João Gadelha participam de práticas integrativas em saúde

21/08/2023 | 20:00 | 1049

Uma tarde de autoconhecimento, com foco na saúde, fez parte de uma atividade que os alunos da Escola Municipal Professor João Gadelha de Oliveira Filho, situada no bairro de Mangabeira, participaram nesta segunda-feira (21). A programação foi realizada pela equipe do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Nupics) Cinco Elementos, que funciona no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica).

A iniciativa beneficiou crianças de 6 a 8 anos. Segundo a psicóloga Anunciata Clara, durante este ano letivo, a escola vem adotando como norteador das ações educativas o tema ‘Nossas histórias, Raízes e Conquistas’. E uma das ações, planejada pela equipe para trabalhar a temática, tem como foco as práticas integrativas e complementares à saúde.

“O objetivo da ação é cuidar da saúde das crianças, por meio dos recursos terapêuticos das práticas integrativas, no processo de busca do autoconhecimento e do autocuidado, tão necessários ao processo educativo integral de educandos e demais membros da comunidade escolar”, ressaltou.

Evandro Almeida, coordenador do Nupics Cinco Elementos, afirmou que é importante proporcionar esse autocuidado. “As práticas integrativas buscam respeitar os princípios, valores e crenças das pessoas, proporcionando o cuidado em saúde por meio da auriculoterapia, aromaterapia, uso de plantas medicinais, meditação, reiki, entre outras práticas. É importante proporcionar o autocuidado com o objetivo desenvolver o interesse pela promoção da saúde”, relatou.