Combate ao mosquito

Ações do ‘Xô Aedes’ serão realizadas nesta quinta-feira no Alto do Mateus

11/05/2022 | 18:30 | 1019

Uma ação educativa e prática no combate ao mosquito Aedes aegypti será realizada, nesta quinta-feira (12), no Alto do Mateus. A mobilização faz parte da campanha ‘Xô Aedes’ e consiste, entre outras atividades, da aplicação de larvicida em locais que possam servir de criadouro do mosquito.

As equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vão se concentrar, a partir das 9h, na USF Nova Conquista. De lá, os profissionais saem pelas ruas do bairro distribuindo panfletos educativos para os moradores sobre como combater o mosquito, além da aplicação de larvicida em locais com água parada. O Aedes é transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

“Faremos essa ação no Alto do Mateus no sentido de abranger a cobertura total dos quarteirões e pontos estratégicos e de risco para acúmulo de água ou criadouros. Estamos fazendo a parte educacional, prevenção e eliminação de focos através de orientações à população e aplicação de larvicida quando necessário, para realizar o tratamento da água parada e fazer o combate de maneira eficaz”, explicou a gerente de Vigilância Ambiental da SMS, Pollyana Dantas.

Números – Conforme boletim epidemiológico da Vigilância em Saúde do Município, de janeiro a abril deste ano, foram confirmados 2.446 casos de arboviroses em João Pessoa, sendo 1.824 de dengue, 119 de zika e 503 de chikungunya.

Os bairros com mais casos de dengue são Cruz das Armas, Bairro das Indústrias, Cristo Redentor, Mangabeira e Oitizeiro. Os casos de Zika são mais recorrentes em moradores dos bairros do Centro, Mangabeira, Gramame, Cristo e Tambaú. Já os bairros de Mangabeira, Bancários, Jardim Cidade Universitária, Cristo e Castelo Branco têm os maiores números de casos de Chikungunya.

Pular para o conteúdo