Projeto pioneiro

Prefeitura e UFPB formam primeira turma de ciclocondutores para atuar em turismo de duas rodas

18/11/2022 | 14:00 | 651

Com o apoio da Prefeitura de João Pessoa, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) colocou em prática um projeto pioneiro e formou 25 ciclocondutores no primeiro curso destinado à categoria no Brasil. Um evento na noite desta quinta-feira (17) marcou a conclusão do curso e todos os formandos receberam certificados.

A iniciativa acontece envolvendo as Secretarias de Turismo (Setur) e da Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), além da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob).O secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, destacou a iniciativa pioneira e afirmou que a Capital paraibana tem muito potencial para desenvolver o turismo em duas rodas, pois já conta com uma grande extensão de ciclofaixas ao longo de alguns percursos. “Na orla marítima, entre as praias de Manaíra e Cabo Branco, há uma ciclofaixa com extensão de quase 8 quilômetros, que é utilizada por centenas de pessoas todos os dias”, ressaltou.

A Prefeitura de João Pessoa tem desenvolvido projetos para melhorar a mobilidade das pessoas, incluindo os turistas, dentro da cidade. Para isso, também em parceria com a UFPB, discute a criação de quatro rotas que possam ser feitas com bicicletas. O projeto, já apresentado ao Conselho Municipal de Turismo, é coordenado pela professora de Geociência da Universidade Federal da Paraíba, Andrea Sales.

As rotas sugeridas no estudo seriam o Centro Histórico – de volta no tempo; o Extremo Oriental – onde o sol nasce primeiro e a reserva de Mata Atlântica; o roteiro de base comunitária, como territórios indígenas; e o roteiro pela orla marítima. No processo de desenvolvimento do projeto, haverá intervenções urbanas, assim como a geração de empregos e renda, destacando o processo de capacitação e qualificação das pessoas que trabalharão diretamente nesses roteiros.

Participaram da solenidade de entrega dos certificados o secretário de Turismo, Daniel Rodrigues; o secretário executivo da pasta, Ferdinando Lucena; a coordenadora da UFPB, Andréia Porto; o superintendente de Mobilidade Urbana, Expedito Filho; o secretário executivo do Esporte, Juliano Sucupira; o vereador Bruno Farias; e o presidente do Sindicato dos Guias, José Carlos.

Pular para o conteúdo