Reconhecimento

Sereias da Penha são homenageadas e participam do 33° Salão de Artesanato da Paraíba

12/01/2022 | 14:30 | 1035

As artesãs que formam as Sereias da Penha, projeto que recebe o apoio da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), serão homenageadas e vão participar expondo seus produtos no 33° Salão do Artesanato Paraibano. O evento será aberto nesta quarta (12), se estendendo até o dia 2 de fevereiro, destacando o trabalho de artesãos de João Pessoa, Cabedelo e Pitimbu, que transformam escamas de peixe, conchas e mariscos em peças artesanais.

Quem visitar o estande das Sereias da Penha vai encontrar luminárias para decoração, colares em macramé, brincos, bolsas, entre tantos outros artigos decorativos e acessórios, tudo nas cores vibrantes do verão e confeccionados a partir de escamas de peixe.

“Ser homenageada num evento como esse, que reúne mais de 400 expositores, é uma honra muito grande. É um reconhecimento do trabalho com escama de peixe, que até bem pouco tempo não era reconhecido como artesanato e sim como habilidade manual. Aqui em João Pessoa fomos uma das pioneiras, inclusive tendo o orgulho de ter desfilado nossa arte no maior evento de moda do país, o São Paulo Fashion Week”, destacou Joseana Izidro, presidente da Associação Sereias da Penha.

Esta é a primeira vez que a Prefeitura de João Pessoa dá apoio a realização do Salão de Artesanato da Paraíba e a expectativa para a edição em plena alta estação é muito boa. “As sereias são referência para todos nós parceiros do artesanato paraibano. São mulheres queridas, lutadoras e essa homenagem vem no momento certo, onde, de forma inédita, estão juntos no Salão do Artesanato Prefeitura Municipal e Governo do Estado. Será um evento maravilhoso”, destacou Marielza Rodriguez, gestora do Programa de Artesanato Paraibano (PAP).

Retomada – As Sereias da Penha vivem um momento importante de retomada econômica e, nesse cenário, contam com o apoio da Sedurb. Além do grande desfile realizado em novembro do ano passado, a pasta auxiliou as artesãs na aquisição de um microcrédito para a reforma da nova sede, localizada agora no Restaurante Muxima, na praia da Penha. Para este ano, uma série de capacitações para as artesãs estão sendo preparadas pelo governo municipal.

“Apoiar e fomentar o trabalho dessas mulheres guerreiras é uma prioridade nossa e ficamos extremamente honrados em saber que estão sendo homenageadas no Salão do Artesanato Paraibano”, destacou Fábio Carneiro, secretário da Sedurb.