Agosto Lilás
Prefeitura encerra com simpósio programação do mês de combate à violência contra a mulher
26/08/2022 | 18:30 | 868
Um evento para debater, conhecer histórias de superação e homenagear. Foi dessa forma, com a realização do Simpósio Igualdade Feminina, que a Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres de João Pessoa (SEPPM) encerrou, nesta sexta-feira (26), a programação do Agosto Lilás – iniciativa de enfrentamento à violência doméstica e que marca ainda os 16 anos da Lei Maria da Penha.
O simpósio, que aconteceu no auditório do Shopping Sebrae, no Bairro dos Estados, contou com a presença de representantes das Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes) e Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Guarda Civil Metropolitana, além do Ministério Público da Paraíba (MPPB).
Na oportunidade, a secretária da Mulher da Capital, Nena Martins, destacou as ações da Prefeitura no combate ao ciclo da violência e o apoio as vítimas, fazendo um apelo para que a população ajude nas denúncias. “O nosso trabalho mais marcante é ir ao encontro das vítimas de violência que ainda não denunciaram seus agressores. Oferecemos psicólogas, advogadas e o apoio a todas as vítimas. Fizemos um trabalho incansável durante todo o mês de agosto, que foi coroado hoje com as palestras, os depoimentos e as justas homenagens para provar as mulheres que elas são capazes de se libertarem e serem o que quiserem ser”, ressaltou.
Durante sua palestra, a promotora de Justiça da Defesa das Mulheres Vítimas de Violência Doméstica de João Pessoa, Rosane Araújo, ressaltou que um dos maiores desafios da Lei Maria da Penha é que a mulher conheça a rede de proteção que está disponível para ela e lembrou outras formas de violência. “A disparidade salarial, a subocupação, a dupla jornada de trabalho e a desvalorização do trabalho doméstico também são formas de violência contra a mulher, além da violência política”, disse.
O simpósio foi ainda uma oportunidade para ouviu depoimentos de mulheres que saíram do ciclo de violência para o empoderamento, a partir do acolhimento recebido pelo Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, administrado pela Prefeitura de João Pessoa.
Homenagens – O evento também homenageou a trajetória de luta e quebra do preconceito da atriz paraibana Zezita Matos. Outra homenageada foi a atleta Maryanna Fernandes, de 9 anos, que venceu o Campeonato Sul-Americano de Jiu Jitsu 2022, realizado no Rio de Janeiro.
Também foram homenageadas, com o selo social ‘Parceiro da Mulher de João Pessoa’, diversas instituições.
Agosto Lilás – As atividades do ‘Agosto Lilás’ foram realizadas durante todo o mês e incluíram, além da campanha de conscientização nas redes sociais, visitas as unidades de saúde, palestras nas escolas e roda de conversas nas comunidades com alto índice de violência contra a mulher, que contaram com a participação de autoridades que trabalham no combate a esse tipo de violência.
-
Texto: Ytalo Rodrigues
Edição: Cristina Cavalcante
Fotografia: Kleide Teixeira -
Secretarias
seppm -
Tags
agosto lilás mulheres simpósio Simpósio Igualdade Feminina violência contra a mulher violência doméstica