Ação conjunta

Prefeitura cria frente de trabalho para atender moradores do Complexo Beira Rio

24/08/2022 | 17:00 | 1014

Articular uma frente de trabalho que possa melhor atender às demandas dos moradores do Complexo Beira Rio (CBR). Esse foi o objetivo do encontro que reuniu representantes do Programa João Pessoa Sustentável, Defesa Civil e Secretaria Executiva de Participação Popular (SEPP), na manhã desta quarta-feira (24), no Centro de Capacitação para Professores (Cecapro), no bairro Expedicionários.

“A ideia é fazer um trabalho de formiguinha para irmos até as pessoas e buscarmos um contato mais próximo. Só assim vamos avançar nas propostas de intervenções do Programa”, pontuou Joelma Silvestre, coordenadora de Aspectos Sociais do João Pessoa Sustentável.

Na ocasião, o Programa foi apresentado aos articuladores populares de todas as regiões da cidade. Conhecendo as intervenções previstas nas comunidades, eles poderão ajudar a tirar dúvidas das pessoas que vivem em áreas de risco e sobre todo o processo de urbanização. “É preciso saber ouvir as demandas dos moradores. Nós, da Participação Popular, sabemos a realidade desse território e estamos dispostos a fazer essa ponte”, afirmou o secretário de Participação Popular (SEPP), Thiago Diniz.

Coronel Kelson, coordenador da Defesa Civil Municipal (Compdec-JP), participou da reunião acompanhado da equipe técnica. “O fato de estarmos produzindo um trabalho de resultados, não significa dizer que os resultados de hoje serão os mesmos de amanhã. Por isso, a importância do diálogo permanente com esses moradores”, reforçou.

Também participaram do encontro representantes dos consócios responsáveis pelo Plano de Desenvolvimento Comunitário (PDC) e do Projeto de Infraestrutura e Requalificação Urbana.

Plano de ação – Inicialmente, o plano de ação contará com um articulador popular, que estará em cada Escritório Local de Gestão (Elo) instalado nas comunidades. Este dará suporte às ações tocadas pelos Consórcios e pela Unidade Executora do Programa João Pessoa Sustentável e reforçará o diálogo com os moradores.

Uma nova reunião foi agendada para a próxima terça-feira (30) com a Defesa Civil e a Secretaria de Participação Popular para ouvir propostas e estratégias de execução do plano de ação e definição dos cronogramas de trabalho nas comunidades.

Na quarta-feira (31), mais uma reunião acontece para a apresentação desse plano de ação nas oito comunidades do Complexo Beira Rio.

João Pessoa Sustentável – O programa tem como objetivo o desenvolvimento social, econômico e ambiental da cidade por meio da redução das desigualdades e vai beneficiar diretamente as oito comunidades do Complexo Beira Rio (CBR).

Todas as áreas contempladas vão receber esgotamento sanitário, asfaltamento das ruas, equipamentos comunitários, um parque linear às margens do Rio Jaguaribe para protegê-lo e evitar novas ocupações irregulares, além de outras obras de infraestrutura. As comunidades beneficiadas também terão seus imóveis regularizados após a conclusão das obras de urbanização. Significa que todos os moradores serão proprietários, de fato e de direito, de suas casas.

Pular para o conteúdo