Diálogo

Audiências Públicas do programa ‘Você Prefeito’ consolidam ferramenta participativa da população

28/12/2022 | 13:00 | 625

A Secretaria Executiva da Participação Popular de João Pessoa (SEPP) encerra o ano de 2022 com um balanço positivo. Com sete Audiências Públicas realizadas, onde a população pôde eleger as principais melhorias para seus bairros e suas comunidades, muitas das demandas já foram incluídas na revisão do Plano Plurianual (PPA), aprovada pela Câmara Municipal (CMJP) para o ano de 2023, e outras já foram executadas pela Prefeitura da Capital neste ano.

Para o secretário executivo da pasta, Thiago Diniz, 2022 foi um ano de muitos desafios, mas também de muitas conquistas. “Enfrentamos uma pandemia, mas, ainda assim, conseguimos garantir a realização dos encontros presenciais, as Audiências Públicas, ponto máximo do nosso trabalho, para que o povo pudesse participar dessa construção coletiva”, afirmou.

Como resultado das Audiências Públicas, cerca de 11 mil pessoas elegeram o que acreditavam ser prioridades nos locais onde moram. Assim, as áreas mais votadas pela participação popular foram: saúde, infraestrutura e educação. Construção e reformas de escolas, melhorias nas unidades de saúde da família (USFs), pavimentação e calçamento estiveram entre as demandas mais citadas.

“Já recebemos a notícia de que muitas das demandas serão contempladas no Plano Plurianual de 2023. O que muito nos alegra. Mas não podemos deixar de informar que outras demandas também já foram atendidas pela nossa Prefeitura, que soube ouvir e acatar a vontade de sua população em 2022”, considerou.

Inovação – Ao todo foram realizadas sete Audiências Públicas, cobrindo as 14 Regiões da cidade, com todos os bairros e comunidades. A inovação deste ano, destacada por Thiago, foi o processo de votação online. Através de uma parceria com a Unidade Municipal de Tecnologia da Informação (UMTI), foi criada uma plataforma online, ampliando a acessibilidade para o processo de votação. “Com a pandemia, as pessoas puderam participar de forma virtual também”, comentou Diniz.

Você Prefeito nas Escolas – Os estudantes das escolas municipais da cidade também tiveram uma participação marcante nas audiências através do projeto “Você Prefeito na Escola”. De acordo com Thiago, o programa busca fomentar o protagonismo juvenil e despertar o senso cidadão nos alunos desde cedo.

Mobilização – A equipe da SEPP também foi muito ativa e determinante em várias parcerias. Na parte de mobilização para as discussões sobre a revisão do Plano Diretor de João Pessoa, Complexo Beira Rio e Parque Socioambiental do Roger, articuladores e conselheiros municipais atuaram na mobilização para que todos os processos tivessem ampla participação popular.

“Como exemplo mais recente, podemos citar o envolvimento da SEPP no programa Pão e Leite. Nos mobilizamos para as inscrições, entrega dos cartões e logística. Ficamos muito felizes com os resultados. Acreditamos que estamos em sintonia para a construção de uma cidade mais humana, justa, solidária e participativa”, afirmou o secretário.