Sistema viário

Prefeitura, DER e UFPB discutem duplicação e melhoria dos acessos ao Campus I

21/07/2023 | 21:00 | 558

Representantes da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a pedido da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), se reuniram, nesta sexta-feira (21), para tratar dos projetos de ampliação do anel viário do Campus I. Na pauta da reunião esteve, principalmente, a melhoria dos acessos ao Hospital Universitário Lauro Wanderley (HUWL).

O assunto já pautou outros encontros entre os gestores e as respectivas equipes técnicas. E foi posto novamente ao debate pela preocupação com o aumento do fluxo de tráfego no entorno da UFPB quando concluídas as ligações com o bairro do Altiplano e o Parque Linear das 3 Ruas, no bairro dos Bancários. Estima-se que as duas importantes obras viárias e de mobilidade urbana estejam concluídas até o final deste ano.

O secretário de Planejamento do município (Seplan), José William, abriu a reunião agradecendo e enaltecendo a disposição da UFPB em colaborar com a Prefeitura e o Governo do Estado, cedendo áreas de seu entorno necessárias para uma solução capaz de minimizar o impacto do aumento de fluxo de tráfego após concluídas as duas interligações em andamento. Ele determinou o encaminhamento formal à Reitoria do anteprojeto de duplicação (e triplicação em alguns trechos) da via que circunda a universidade.

O reitor Valdiney Gouveia frisou que a UFPB “continuará sendo uma instituição sensível e parceira na busca da melhor solução”. Mas ressaltou que a cessão de uso de áreas precisa acontecer mediante contrapartidas, a exemplo da melhoria dos acessos à universidade e, especialmente, de entrada e saída do Hospital Universitário. E disse que tudo será feito seguindo os trâmites internos obrigatórios, inclusive aprovação no Consepe.

Representantes – Pela Prefeitura participaram também da reunião o secretário de Infraestrutura (Seinfra), Rubens Falcão; o superintendente de Mobilidade Urbana (Semob), Expedito Leite; e o diretor de Planejamento e Urbanismo da Seplan, Marcos Nóbrega. O Governo do Estado esteve representado pela diretora da Divisão de Meio Ambiente do DER, Germana Leite; e pelo engenheiro Francisco Romário Fernandes.

Pela UFPB, estiveram presentes ainda o pró-reitor de Planejamento, Paulo Henriques; o procurador jurídico, Carlos Mangueira; o superintendente do HU, Marcelo Tissiani; a diretora da Agência de Inovação, Kelly Gomes; além de vários outros dirigentes e técnicos de órgãos internos da universidade.

Pular para o conteúdo