Pular para o conteúdo
Faixa de pedestre

Semob segue com ações educativas para garantir segurança viária próximo às escolas

27/03/2025 | 15:00 | 167

Na manhã desta quinta-feira (27), as equipes de educadores de trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob), estiveram nas imediações de uma escola no bairro dos Estados, orientando estudantes e condutores sobre o uso correto e o respeito a faixa de pedestres, com o objetivo de reduzir as chances de sinistros e vítimas.

Este tipo de atividade segue de forma contínua na programação planejada pela Divisão de Educação para o Trânsito do órgão que, nesta semana, também já esteve atuando próximo a instituições de ensino de outros bairros, como no Miramar, na quarta-feira (26) e, ainda, realizando abordagens em locais de grande movimentação, como entre as avenidas Beira Rio e Cabo Branco, na Orla da cidade.

Marcílio do HBE, superintendente da Mobilidade Urbana de João Pessoa, ressalta que o respeito à faixa de pedestres é fundamental para a segurança no trânsito de toda a sociedade. “Esta sinalização existe justamente para garantir que as pessoas possam atravessar as vias com segurança, reduzindo o risco de atropelamentos e outros sinistros. No entanto, para que isso aconteça, tanto os pedestres quanto os condutores precisam cumprir seu papel. Por isso, estamos intensificando as ações também próximo das escolas, onde existe um fluxo intenso de pessoas, principalmente, crianças e adolescentes”, pontuou Marcílio do HBE.

A conscientização e o respeito mútuo entre pedestres e condutores são essenciais para prevenir acidentes e salvar vidas. Respeitar a faixa de pedestres é um ato de cidadania que contribui para um trânsito mais seguro e organizado para todos.

Gilmara Branquinho, chefe da Divisão de Educação para o Trânsito (Died) da Semob, explica que as abordagens são pedagógicas e conscientizam tanto pedestres quanto os condutores, sobre a responsabilidade de cada um pela segurança viária de todos.

“Os pedestres devem sempre acenar, aguardar o condutor parar e utilizar a faixa ao atravessar a rua, pois isso aumenta sua visibilidade para os demais. Além disso, atravessar em locais inadequados coloca a própria vida em risco e pode causar situações perigosas. Já os motoristas têm a responsabilidade de respeitar a faixa de pedestres, reduzindo a velocidade ao se aproximar dela e parando sempre que houver alguém querendo atravessar. Essa atitude simples pode evitar tragédias e garantir um trânsito mais seguro e humano”, orientou Gilmara Branquinho.