Homenagens

Prefeitura organiza visitação e cemitérios registram movimentação intensa no Dia de Finados

02/11/2022 | 15:00 | 1070

Nesta quarta-feira (2), Dia de Finados, centenas de pessoas vão aos cemitérios levando flores e velas para prestar homenagens aos familiares e amigos falecidos. Para garantir a manutenção da limpeza e organização desses locais, a Prefeitura de João Pessoa mobilizou várias de suas secretarias. A ação foi coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e contou com a parceria da Secretaria de Saúde (SMS), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e Guarda Civil Metropolitana.

As intervenções ocorreram nos cemitérios públicos, que são eles: Senhor da Boa Sentença (Varadouro); Santa Catarina (Bairro dos Estados); São José (Cruz das Armas); Cristo (Cristo Redentor) e Penha (Penha).

As ações de limpeza e manutenção foram realizadas pela Sedurb e Emlur. Os órgãos públicos têm um planejamento anual para os cemitérios, porém, para o Dia de Finados, como também no Dia dos Pais e Dia das Mães – datas em que aumentam as visitações, são reforçados os serviços de capinação, varrição, roço, coleta e pintura de meio fio na área interna, calçadas e ruas adjacentes.

Os cuidados da Prefeitura com a população nessa data também incluem serviços da Secretaria de Saúde, na aferição da pressão arterial; da Semob, com a organização do trânsito e reforço nas linhas do transporte público; e na segurança no entorno e dentro dos cemitérios, com os guardas municipais.

No cemitério Senhor da Boa Sentença, o maior da cidade, a movimentação foi intensa durante todo o dia. José Benedito, servidor público, veio visitar o túmulo dos pais. “A minha mãe faleceu em 2016 e meu pai em 2021 de complicações cardíacas, em meio à pandemia”, disse.

Outra pessoa que veio ao cemitério no dia de hoje foi o engenheiro Anselmo Gomes, que perdeu o pai ainda garoto e mantém o hábito da visitação. “Venho aqui no Dia de Finados, no Dia dos Pais e na data de aniversário”.

A recifense Giselda Severo também vem ao local há muitos anos. “Venho aqui há mais de 40 anos para visitar o túmulo onde foram sepultados os meus avôs. Sempre compro flores à dona Eliane, nesses anos todos, para colocar no túmulo. Este ano optei por um buquê de rosas e milindro”, afirmou.

Comércio – Ana Lúcia e Micaella comercializam flores há muitos anos em frente ao Boa Sentença. Segundo elas, as mais procuradas são monsenhor, rosas, sorriso de maria, margaridas e carinho de mãe, que são vendidas junto com avencas e milindro para embelezar o arranjo de flores.

Pular para o conteúdo