Independência do Brasil

Prefeitura de João Pessoa participa do desfile de 7 de setembro na Av. Duarte da Silveira

07/09/2024 | 15:00 | 22

Em todo o país, neste sábado (7), aconteceram desfiles cívicos em comemoração aos 202 anos da Independência do Brasil. E a Capital paraibana não foi exceção. Representando a Prefeitura de João Pessoa no tradicional desfile na Avenida Duarte da Silveira, no Centro da cidade, participaram a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), a Guarda Civil Metropolitana e as Secretarias de Educação e Cultura (Sedec) e de Saúde (SMS), com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A solenidade teve início às 7h com as apresentações das tropas militares e o hasteamento da bandeira no Pavilhão Nacional no pátio do Departamento de Estradas e Rodagens (DER). Em seguida passaram pela avenida tropas do Exército, Aeronáutica e das Polícias Civil e Militar.

Os agentes da Guarda Municipal Metropolitana foram os primeiros a desfilar representando a Prefeitura. Desfilaram aproximadamente 50 servidores em veículos como diciclos, motocicletas e diversos outros usados no policiamento preventivo, grupo de ação ambiental, vídeomonitoramento e no apoio.

Em solo, desfilaram servidores e crianças representando os projetos desenvolvidos pelo órgão, como os Mediadores Mirins e Os Guardas Mirins, trazendo faixas com mensagens de paz. As crianças presentes na plateia adoraram o mascote, que desfilou na carroceria da viatura acenando para todos. A banda ‘Drum Corps Independente-PB’, composta por 120 membros, tocou à frente do pelotão da Guarda Municipal.

Semob – A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana abriu o desfile com os agentes nas bicicletas, seguidos pelas motocicletas e viaturas, como pick-ups, vans e reboques, além de veículos de apoio. No total foram 25 servidores, entre agentes de mobilidade, educadores de trânsito e outros do setor administrativo. ‘Semobinho’ e ‘Bibi’, os mascotes da SemobJP, fizeram sucesso com a garotada que assistiam ao desfile.

A participação da Semob no desfile de 7 de setembro vai além da avenida. O efetivo também foi responsável pelo disciplinamento do tráfego de veículos próximo ao evento, com intervenções, bloqueios e desvios, tanto na Avenida Duarte da Silveira, onde é realizado o desfile, como nas ruas adjacentes, garantindo, assim, a segurança viária.

Samu – Os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência abriram o desfile levando bandeiras do Brasil, da Paraíba e de João Pessoa. Na Avenida Duarte da Silveira desfilaram ambulâncias, motolâncias e um veículo de pequeno porte, representando o serviço que atende diariamente a população da Região Metropolitana de João Pessoa. O Samu trabalha em plantão de 24 horas e pode ser acionado através do telefone 192.

Educação – O desfile da Secretaria de Educação e Cultura foi aberto com a apresentação da banda marcial da Sedec, composta por 125 integrantes – corpo de coreógrafos, porta bandeira, estandartes e baliza. O fardamento dos músicos era nas cores da bandeira da Paraíba – vermelho, preto e branco.

Uma média de 750 alunos e funcionários da Sedec desfilou neste sábado. Cinco escolas passaram na avenida na seguinte ordem: Escola Municipal Frutuoso Barbosa (Ilha do Bispo); Padre Pedro Serrão (Cristo Redentor); Professor Hugo Moura (Padre Zé); Apolônio Sales de Miranda (Cruz das Armas) e Santos Dumont (Varadouro).

Além da banda marcial da Sedec, outras bandas também encantaram o público presente, a exemplo da Banda Marcial Frutuoso Barbosa, que na frente do pavilhão central tocou a canção ‘Ritmo de Chuva’, de Demétrius, lançada em 1964. A banda da Escola Padre Pedro Serrão também encantou o público, bem como as bandas das Escolas Hugo Moura e Apolônio Sales Miranda, que tocou Billie Jean, do cantor Michael Jackson.

Público – Como acontece todos os anos, centenas de pessoas lotaram a Avenida Duarte da Silveira já nas primeiras horas do dia para garantir um bom local para assistir o tradicional desfile de 7 de Setembro.

A recepcionista Deborah da Silva e o nutricionista Reidene Simplício acordaram cedo para fazer uma programação em família – levar os filhos, Adriel e Theo, para o desfile. Eles moram em Santa Rita e chegaram à Avenida Duarte da Silveira pouco depois das 6h da manhã para garantir um lugar com boa visibilidade.

“Nós viemos cedo. O objetivo era garantir um local estratégico próximo ao pavilhão principal, onde são feitas as principais apresentações do desfile”, explicou o nutricionista. “Gostei muito dos cavalos”, disse Theo, que tem 4 anos. Já Deborah disse que vir assistir aos desfiles sempre fez parte de sua vida e queria tornar isso uma tradição também com seus filhos.

O aposentado Severino da Silva, morador do bairro do Bessa, também acordou cedo para prestigiar o desfile cívico. “Venho assistir os desfiles todo ano e já vão mais de 30 anos. Gosto de ver o desfile dos pelotões das Forças Armadas e dos animais – os cães e os cavalos. Acho muito bom vir ao desfile e considero importante comemorar esse evento histórico, principalmente reforçar isso entre os jovens, para não perder a tradição”, disse.    

Pular para o conteúdo