Moradia com dignidade

Secretaria de Habitação apresenta programa ‘Cuidar do Lar’ para moradores dos Novais

04/07/2024 | 18:30 | 8

A Secretaria de Habitação Social da Prefeitura de João Pessoa (Semhab-JP) apresentou, na manhã desta quinta-feira (4), aos moradores do bairro dos Novais, o programa ‘Cuidar do Lar’. O encontro ocorreu na sede da Associação dos Moradores e serviu para explicar qual o perfil socioeconômico das famílias que se enquadram nos critérios do programa e como se inscrever. O ‘Cuidar do Lar’ beneficia pessoas de baixa renda com a reforma de seus imóveis que estão em péssimas condições de habitabilidade.

A secretária de Habitação, Socorro Gadelha, disse que o Novais é um bairro antigo da cidade, onde muitas famílias moram em condições precárias e não podem fazer a reforma, porque a renda é insuficiente. “Sabemos da importância desse programa e o quanto podemos ajudar essas famílias, pois o grande objetivo do Programa Habitacional do Município é garantir uma moradia de qualidade para os pessoenses, o que vai significar também em mais qualidade de vida para essas famílias”, ressaltou.

A reunião teve a presença do coordenador do programa Cuidar do Lar, Alfredo Codevilla; da engenheira Mirella Oliveira; do técnico em edificações, Lincon Pamplona; e do assessor da Semhab, Tiago Prata. Alfredo Codevilla disse que a reunião serviu para orientar as pessoas de como fazer para se inscrever e como é feita a reforma. “É uma melhoria na estrutura da casa, onde recuperamos as instalações elétricas e hidráulicas, telhado, portas e janelas, cozinha, banheiro e área de serviço”, explicou.

O presidente da Associação, Ricardo Gratidão, afirmou que a reunião foi muito importante. “Nosso bairro tem muitas famílias carentes e a reunião foi muito produtiva, pois agora nós sabemos como fazer a inscrição. Os técnicos também explicaram como é feita a reforma, o acompanhamento dos trabalhos e a assistência que a prefeitura oferece a família durante o período em que os serviços estiverem sendo realizados”, disse.

Programa premiado – O ‘Cuidar do Lar’ foi criado pela Prefeitura para atender famílias que já têm uma moradia, mas o imóvel está em condições precárias e elas não têm condições de fazer a reforma necessária.

O programa recebeu ano passado o ‘Prêmio Selo de Mérito’, concedido pela Associação Brasileira de Cohab’s e pelo Fórum Nacional de Secretarias de Habitação e Desenvolvimento Urbano, durante a realização do 70º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, que ocorreu no Rio de Janeiro.

O ‘Cuidar do Lar’ tem atualmente cerca de 850 inscrições e 110 famílias já tiveram suas casas reformadas.