Programa habitacional

Moradores fazem vistoria nos apartamentos do Residencial Vista Alegre IV

24/03/2022 | 19:00 | 1444

O sonho da casa própria está muito perto de ser concretizado para as 192 famílias que irão morar no Residencial Vista Alegre IV, construído pela Prefeitura de João Pessoa. Nesta quinta-feira (24), os novos moradores fizeram uma visita para inspecionar os apartamentos. De acordo com a Secretaria de Habitação Social (Semhab), do total de imóveis que serão entregues pelo governo municipal, 57 são destinados as famílias que têm idosos ou pessoas com deficiência (PCD), o que corresponde a 29% do total de moradias.

Socorro Gadelha, secretária de Habitação, informou que esse percentual de apartamentos adaptados para pessoas com deficiência foi muito acima ao estabelecido por lei, que é de 3% do total de unidades construídas. “São apartamentos confortáveis e adaptados para garantir a acessibilidade as pessoas que tenham algum tipo de deficiência. Estes apartamentos são no térreo, com portas mais largas, e existem rampas de acesso para cadeirantes, além de corrimão nos banheiros, para facilitar o dia a dia dos moradores”, ressaltou.

Segundo a secretária, a previsão é que na próxima semana aconteça a assinatura dos contratos e os apartamentos sejam entregues no início do mês de abril. “A nossa equipe já fez uma inspeção em todos os apartamentos, mas agora as famílias tiveram a oportunidade de conhecer o lugar onde vão morar. Caso seja encontrado algum falha no sistema elétrico e hidráulico ou na estrutura, o conserto é providenciado imediatamente. Por isso, a visita é feita com a presença das nossas assistentes sociais e um funcionário da construtora responsável pela obra”, explicou.

Seguindo uma determinação do prefeito Cícero Lucena, as famílias que moram nesses residenciais têm acesso a transporte público e equipamentos como creches e posto de saúde. A exemplo do complexo habitacional do Residencial Vista Alegre, que é formado por várias etapas, onde já existe uma escola e um posto da Polícia Militar na área do empreendimento.

“Estamos entregando uma moradia com qualidade, com dois quatros, sala cozinha, banheiro e toda na cerâmica, oferecendo conforto e dignidade. Durante o período de um ano, vamos acompanhar as famílias através do programa Pós-ocupacional, oferecendo cursos de capacitação, atividades físicas e de recreação, o que significa proporcionar a elas o verdadeiro exercício da cidadania”, reforçou Socorro Gadelha.

Sonho realizado – O Residencial Vista Alegre IV é formado por 192 apartamentos, divididos em seis blocos. Um dos contemplados com um dos imóveis adaptados foi seu José Filipe da Fonseca, que é deficiente visual e morava de aluguel no Parque do Sol – pagava R$300 por mês.

Ele afirmou que receber o apartamento adaptado vai facilitar muito a vida. “Vou poder me movimentar com mais facilidade. Quero agradecer a Prefeitura pela nova moradia, pelo sonho realizado, que vai permitir uma qualidade de vida melhor. E o dinheiro que vou economizar do aluguel, vou suprir outras necessidades da minha família”, comemora seu José da Fonseca.