Capacitação

Moradores de residenciais construídos pela Prefeitura concluem curso de padeiro

07/09/2024 | 17:00 | 58

Uma turma com 29 alunos concluiu, nesta sexta-feira (6), o curso de padeiro oferecido pela Prefeitura de João Pessoa às famílias atendidas pelo Programa Pós Ocupacional realizado pela Secretaria de Habitação Social (Semhab). O curso é resultado de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e as novas padeiras estão aptas a ingressar no mercado de trabalho ou empreender com o seu próprio negócio. Desta turma, duas alunas já foram selecionadas para uma vaga de emprego na indústria de panificação da cidade.

A secretária de Habitação Social, Socorro Gadelha, disse que é gratificante participar do encerramento do curso, principalmente quando duas alunas tiveram um desempenho excelente e já estão sendo encaminhadas ao mercado de trabalho. “Com o trabalho do nosso Programa Pós Ocupacional identificamos as necessidades das pessoas e o curso de padeiro foi escolhido porque  existe uma grande procura de profissionais qualificados na área de panificação. Agora, elas vão ter o certificado de um curso oferecido pelo Senai, com reconhecimento em todo o país, para buscar uma vaga no mercado de trabalho ou iniciar o próprio negócio”, ressaltou.

Paulina Rodrigues, diretora da Escola do Senai, afirmou que essa foi uma turma diferenciada, onde as alunas mostraram uma grande aptidão e interesse. “Agora estão deixando a escola com outro comportamento e uma visão empreendedora. Elas estão aptas a ingressar no mercado de trabalho ou de abrir o próprio negócio com a produção de doces e salgados, tortas, bolos e mais uma variedade de outros produtos”, destacou.

Todas as alunas receberam um kit oferecido pela Prefeitura para começar um pequeno negócio. Letícia Queiroz, moradora do Residencial Vista do verde, no Bairro das Indústrias, participou do curso junto com o filho, Mikael, de 20 anos. O jovem se tornou uma revelação durante o curso pela habilidade em manusear com as máquinas de preparo das massas e ingredientes.

“Sempre tive vontade de fazer um curso na área de culinária e não tinha condições de pagar. Mas agora fiz o curso de padeiro, junto com meu filho, um menino tímido que não saía de casa e acabou sendo uma revelação nas aulas. A intenção agora é, junto com ele, começar uma pequena produção em casa”, afirmou.

Francisca Roberta também aproveitou a oportunidade e fez o curso. “Há muito tempo queria fazer o curso na área assim, mas não tinha condições de pagar. Quando fiquei sabendo que a Secretaria de Habitação estava oferecendo o curso de padeiro do Senai, aproveitei a oportunidade. Agora pretendo investir na profissão”, planeja a concluinte.

Aline Melo foi uma das alunas revelação e acabou sendo chamada para participar de um processo de seleção em uma grande empresa de panificação com sede em João Pessoa. Ela conta que a expectativa é conseguir a vaga e trabalhar para ter uma fonte de renda segura para a família. “Já fiz a entrevista e estou aguardando o chamado para começar a trabalhar. Agradeço as técnicas sociais da Habitação, que trabalharam na formação da turma, e também  as professoras do Senai, que ensinaram as técnicas e manuseio dos produtos para a produção de alimentos, nos garantindo o direito a uma profissão reconhecida no mercado de trabalho”, disse.

Pular para o conteúdo