Curso de padeiro

Alunos recebem certificado e participam de palestra sobre empreendedorismo e empregabilidade

11/09/2024 | 19:00 | 58

Empreendedorismo e empregabilidade. Esse foi o tema da palestra oferecida aos alunos que concluíram, na semana passada, o curso de padeiro oferecido pela Secretaria de Habitação Social de João Pessoa (Semhab), em parceria com o Serviço Nacional da Indústria (Senai). Na ocasião, o grupo também recebeu o certificado de conclusão do curso. A palestra aconteceu no auditório do Centro de Estudos Jurídicos e Sociais e teve como objetivo orientar os novos padeiros sobre como agir ao ingressar no mercado de trabalho, quer seja buscando uma vaga de emprego na indústria de panificação ou montando o seu próprio negócio.

A secretária de Habitação Social, Socorro Gadelha, explicou que o curso de formação de padeiro teve a duração de dois meses e meio e foi dividido entre aulas teóricas e práticas. Ela reforçou que a palestra é uma extensão da capacitação, pois os novos padeiros foram orientados sobre como devem se apresentar na hora de disputar uma vaga de emprego, a maneira correta de  elaborar o currículo e como se comportar durante uma entrevista.

A secretária lembrou que duas alunas se destacaram e já foram encaminhadas para trabalhar em uma grande empresa de panificação, mas que os outros alunos também serão encaminhados através do Sine-JP. “Procuramos oferecer as pessoas uma oportunidade de aumentar sua fonte de renda e desta forma fazer com que elas tenham uma qualidade de vida melhor. Por isso, investimos na capacitação e qualificação profissional e com um certificado no Senai na mão, eles terão oportunidade de emprego e, se desejarem, de empreender”, afirmou.

A palestra ‘empreendedorismo e empregabilidade’ foi ministrada por Sandra Carvalho Diniz, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest). Ela falou sobre o mercado de trabalho e orientou as pessoas que desejam montar o seu próprio negócio. “A função de padeiro é bem procurada pela indústria de panificação e, por essa razão, as pessoas desejam ingressar na área. Por isso, a palestra orienta quem busca uma vaga de emprego e quem pretende empreender, recebendo dicas sobre o mercado consumidor e a movimentação financeira para manter o negócio funcionando”, explicou.

Francisco de Assis de Lima e a esposa, Leila Marques do Nascimento, já têm um pequeno negócio na área de panificação, produzindo doces e salgados. Mas agora, o casal pretende ampliar o negócio para conquista uma clientela mais exigente. “Nós fizemos o curso de confeiteiro e agora concluímos o curso de padeiro. Nossa intenção é investir mais no nosso negócio, que está evoluindo a cada dia”, afirmou.

Pular para o conteúdo