Pioneirismo

Prefeito entrega Hospital Veterinário de João Pessoa e destaca cidade como referência no cuidado com a causa animal

05/07/2024 | 19:00 | 35

João Pessoa ganhou seu primeiro Hospital Veterinário, inaugurado na tarde desta sexta-feira (5) pelo prefeito Cícero Lucena para fortalecer o cuidado com cães e gatos, prestando atendimento especializado. Durante solenidade de inauguração, marcada pela presença de tutores de pets, parlamentares e secretários municipais, o gestor destacou que a Prefeitura está montando uma rede de proteção animal – fortalecida pelo novo equipamento inaugurado em 11 meses, antes do prazo, colocando a cidade como referência do bem-estar dos pets.

“Em parceria com os cuidadores e protetores, sem dúvida nenhuma, João Pessoa hoje está equipada com essa atenção há algo que está sendo tão importante na nossa vida. Eu costumava dizer que antes o ser humano cuidava dos animais, hoje muitos animais cuidam da mente e do lazer do ser humano. Então, eu fico muito feliz, junto dos outros parceiros, para que a gente possa cumprir também esse papel. A qualidade de vida da gente é a soma de vários motivos e, sem dúvida nenhuma, a motivação do Pet hoje se faz presente em muitas vidas”, afirmou o prefeito.

O Hospital Veterinário, administrado pela Secretaria do Meio Ambiente (Semam), começa a funcionar a partir da próxima segunda-feira (8) numa área de 1.200 metros quadrados. No local serão ofertados atendimento clínico geral para cães e gatos, consulta cirúrgica, consulta ortopédica, exames laboratoriais, cirurgias gerais de tecido mole, cirurgias ortopédicas, internamento, procedimentos ambulatoriais, consultas cardiológicas, oftálmicas e odontológicas.

Rede de proteção – “Uma obra que teve investimento de R$ 4,5 milhões para construção do prédio, mais R$ 600 mil de equipamentos e ainda terá um custo mensal de R$ 500 mil. Ele vem para fortalecer a nossa rede de proteção, com o Centro de Zoonoses, dois castramóveis, Clínica do Pet, além do Banco de Rações, cadastramento de protetores, substituição de veículos de tração animal para promover o bem-estar dos animais”, ressaltou Welison Silveira, secretário de Meio Ambiente de João Pessoa.

Recursos para manutenção – O deputado federal Mersinho Lucena assegurou, durante solenidade de inauguração, que o custo de aproximadamente R$ 6 milhões anuais para a manutenção do Hospital Veterinário estão sendo garantidos em Brasília. Ele ainda adiantou que vai se reunir com prefeitos da Região Metropolitana da Capital para que a população desses municípios também possam utilizar o equipamento. Serão mais R$ 2 milhões por ano para garantir mais essa assistência.

Estrutura e equipe – O hospital tem uma estrutura com espaços para recepção, sala de triagem, consultório para doenças infectocontagiosas, sala de internamento, ambulatório e recuperação anestésica, consultórios para atendimentos gerais, sala de raio x, sala de ultrassonografia, laboratório e dois centros cirúrgicos. O atendimento para consultas será das 8h às 17h.

A equipe é formada por três clínicos gerais, três cirurgiões para consultas e cirurgias, quatro médicos para internamento que irão trabalhar em regime de escala, uma médica ultrassonografista, dois anestesistas, um ortopedista e um patologista para atuar no laboratório de análises clínicas.

Homenagem – O primeiro Hospital Veterinário de João Pessoa homenageia Zélia Maria Dantas, que fundou a ONG Adota João Pessoa em 2013, salvando milhares de animais até os dias de hoje.

Um dia especial – A tutora de dois cães, Michelle dos Santos, compareceu a solenidade porque considera o momento especial e que é o início de uma nova era para os pets na cidade. “Esperamos e sonhamos esse hospital por muito tempo, acho que a vida inteira. Saber que agora podemos contar com tantos cuidados, que temos para onde ir numa urgência, num tratamento, é algo confortante e que não tem preço. Muito feliz”, comemorou.