Crime Ambiental

Operação da Prefeitura e da Polícia Ambiental resgata cães em situação de maus-tratos no bairro do Cristo

30/11/2022 | 20:00 | 854

Uma situação de maus-tratos contra uma cadela e sete filhotes foi flagrada, na tarde desta quarta-feira (30), em um imóvel no bairro do Cristo Redentor. As equipes da Prefeitura de João Pessoa – Coordenadoria de Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Vigilância Sanitária e do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com apoio da Polícia Ambiental e do gabinete do vereador Guga, chegaram até o local após uma denúncia.

A força-tarefa encontrou todos os animais anêmicos e com doença do carrapato em um local sem cobertura – expostos à chuva e sol. O responsável foi autuado por crime de maus-tratos contra animais, com base na Lei de Crimes Ambientais nº 9.605. O artigo 32 da Lei determina que é crime praticar atos de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres e domésticos, nativos ou exóticos. A pena prevê multa e detenção de três meses a um ano.

Os filhotes e a mãe foram resgatados e levados para uma clínica veterinária. Assim que estiveram saudáveis, os animais serão disponibilizados para adoção.

Bem-estar animal – A Coordenadoria de Bem-estar Animal da Semam tem atuado em diversas ações de prevenção e resgate de animais vítimas de maus-tratos. Em outubro passado, trinta cães da raça spitz foram resgatados de um canil clandestino no bairro do José Américo. Os animais estavam sem abrigo adequado, num local sujo, sem alimentação e água. A casa foi interditada numa ação conjunta da Semam e Polícia Ambiental.

Informações sobre maus-tratos contra animais podem ser feitas pelo Disque Denúncia da Semam no telefone 3218-9208, que funciona como chatbot e recebe mensagens de áudio e vídeo pelo WhatsApp 24h por dia.

Pular para o conteúdo