Limpeza
Seinfra realiza ação permanente para evitar obstrução de galerias durante período chuvoso
15/02/2021 | 18:45 | 775
João Pessoa costuma registrar sua maior concentração de chuva entre os meses de fevereiro e agosto. Para evitar ruas alagadas devido o entupimento de galerias, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) mantém um cronograma de serviços por toda a cidade, com atenção redobrada para as áreas onde sempre há o registro de alagamentos. É que as galerias entopem pelo acúmulo de resíduos trazidos pela chuva.
O tipo de resíduo mais comum responsável pela obstrução das galerias é areia trazida pelas chuvas, resíduo doméstico e até restos de poda de árvores. “Temos registros dos pontos críticos como nos bairros do Valentina, Bessa, Bairro das Indústrias e Centro. Nesses locais, anualmente, procedemos com intervenções localizadas, prevendo a época de chuvas e fazendo a desobstrução antes da situação acontecer”, explica o diretor de Manutenção e Conservação da Seinfra, Rodrigo Pacheco.
Ele destaca ainda que a grande causa de alagamentos em vias urbanas se dá pela obstrução dos equipamentos de drenagem, fazendo com que a água acumule no local ao invés de ser direcionada para as galerias pluviais.
Os atendimentos são realizados seguindo as demandas que chegam através da Ouvidoria da Seinfra, no número 0800 031 1530. “Fazemos programações pela ordem de solicitação, pela urgência da situação e pela proximidade de outras intervenções”, revela o diretor. Quando é detectado que os tubos de drenagem estão obstruídos por qualquer tipo de material, são utilizados os equipamentos necessários para desobstruir as galerias e liberar o tubo para que as águas da chuva sejam direcionadas com eficiência.
A limpeza é realizada manualmente, podendo ser usados também equipamentos de hidrojateamento, sucção e escovas, retirando todo os objetos encontrados nas galerias como sacos plásticos, folhas, entulho, entre outros.