Transporte e esporte

Moradores do Valentina comemoram retomada das obras do Terminal de Integração do bairro

04/01/2023 | 15:00 | 1335

A obra do Terminal de Integração do Valentina, que precisou ser relicitada pela Prefeitura de João Pessoa devido desistência e descumprimento de contrato por parte das empresas que venceram a concorrência anteriormente, agora segue em ritmo forte e está sendo comemorada pelos moradores do bairro.

Além de resolver um problema antigo do Valentina e da Zona Sul da Capital – a oferta de transporte público com eficiência para atender a grande demanda de mobilidade urbana em uma das regiões mais populosas da cidade, a intervenção, tocada pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), ainda vai entregar o tradicional Campo da Marquise, que também faz parte do projeto, totalmente reformado para o futebol amador.

“Pegamos a obra abandonada da gestão anterior, tivemos que superar duas licitações para, enfim, retomar os trabalhos. A nova empresa está avançando num ritmo bom, agora na fase de execução da estrutura metálica, calçadas e os vestiários do campo de futebol”, explicou Luciano Pereira, secretário executivo da Seinfra, durante visita a obra nesta terça-feira (03) com presença do prefeito Cícero Lucena.

“A parte do campo, que vai ganhar grama sintética, a gente deixou para um segundo momento justamente para que os desportistas do bairro continuem praticando o futebol enquanto a gente avança com a outra parte do projeto, que é a do Terminal”, complementou.

Entre os moradores, a obra gera muita expectativa. O comerciante Benevenuto Gonçalves da Costa, de 67 anos, disse que a espera por um ônibus perto de casa costuma demorar muito, sem contar as longas distâncias e a lotação em determinados horários. “É um problema que eu sempre convivi aqui no Valentina, mas que não vai existir mais com a construção do terminal. Vai ter mais ônibus e para vários lugares”, comemorou.

O estudante Edcarlos da Rocha, de 20 anos, achava que a obra colocaria um fim no Campo da Marquise. Mas ele ficou feliz ao saber que o equipamento esportivo não só irá continuar existindo, como vai ficar mais moderno para jogos e recreação. “Alegria em dose dupla. Eu já gostava do fato do bairro passar a ter um terminal, apesar de achar que isso iria comprometer o campo. Mas agora, vendo o pessoal trabalhar e dizendo que o campo também faz parte da obra, é só felicidade”, afirmou.

Terminal de Integração – O espaço, que chegou a passar mais de um ano com obras paralisadas, teve sua construção retomada na atual gestão. Orçada em R$ 3,5 milhões, a obra vai beneficiar cerca de 130 mil passageiros que diariamente utilizam o transporte público de João Pessoa, ligando a Zona Sul a diversas regiões da cidade.