Nos Bancários

Sedurb atende demanda da população e realiza grande ação de podas de árvores nas Três Ruas

06/07/2021 | 17:30 | 1041

Desde o início do ano, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa (Sedurb) tem dado celeridade às demandas antigas da população junto à pasta. Exemplo disso, é o serviço de podas de árvores, que ganhou um novo ritmo e tem garantido a segurança e a manutenção do paisagismo na Capital. Esta semana, as equipes da Sedurb atuam nas Três Ruas, nos Bancários, com uma ação intensificada que prevê a execução de 600 podas de árvores na localidade.

Só nesta segunda-feira (05), cerca de 200 podas já foram executadas. O trabalho faz parte do esforço concentrado da Prefeitura para transformar os espaços públicos e que conta com a participação de diversas secretarias. As ações de poda, por exemplo, envolvem o trabalho de três pastas. As solicitações são feitas junto à Secretaria de Meio Ambiente (Semam), que faz o encaminhamento de como o serviço deve ser realizado (os cuidados com a saúde da planta e a segurança da população). Em seguida, o serviço é executado pela Sedurb, cumprindo todos os cuidados estabelecidos pelos engenheiros da Semam. Após a conclusão, é a vez da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realizar o recolhimento dos galhos.

Este ano, a Sedurb já atendeu demandas antigas como a poda de 44 árvores na Avenida Camilo de Holanda, nas ladeiras do Rangel e Valentina, Mercado Central, entre outras localidades. “Encontramos uma série de laudos técnicos acumulados, que felizmente já conseguimos executar. A ação nas Três Ruas, por exemplo, é uma demanda antiga da população dos Bancários, que prontamente estamos atendendo, pensando no bem-estar e na segurança dos moradores”, explicou Fábio Carneiro, secretário de Desenvolvimento Urbano.

Planejamento – Para não causar prejuízos à população, a Sedurb realiza, até sexta-feira (09), as podas nas Três Ruas nas vias onde não têm fluxo de veículos, ou seja, nas ruas paralelas. No sábado (10), haverá interdição do trânsito na localidade para a execução da via principal. “Evitamos prejudicar o fluxo nos dias de semana, porque as pessoas precisam trabalhar e o trânsito é mais intenso. Todas essas podas que exigem interdição programamos para os fins de semana”, explicou Jair Soares, diretor de paisagismo da Sedurb.

Solicitação de podas – A população pode solicitar esse serviço entrando em contato com a Semam pelo telefone 3264-1680, de segunda a quinta-feira, das 8h às 15h.