Microcrédito

Programa ‘Eu Posso’ preenche vagas para pessoas físicas e segue inscrevendo pessoas jurídicas

20/04/2022 | 18:30 | 1540

As mil vagas disponibilizadas para pessoas físicas no terceiro edital do ‘Eu Posso’ se esgotaram na manhã desta quarta-feira (20), menos de 24 horas após o início das inscrições. Contudo, o programa de microcrédito social promovido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), segue com oportunidades abertas para empreendedores constituídos como pessoa jurídica. Os interessados devem se inscrever, exclusivamente, pelo site euposso.joaopessoa.pb.gov.br.

Ao todo, são 500 vagas oferecidas para pessoa jurídica, no presente edital. Desta vez, o valor do crédito foi ampliado e dividido em duas linhas: para quem tem menos de seis meses de formalização no ato da inscrição, o teto é de R$8 mil; já para quem tem mais de seis meses, o limite é de R$10 mil. Os valores liberados vão variar mediante análise financeira, score de crédito e aprovação em todas as etapas previstas no processo.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Vaulene Rodrigues, esta é uma ótima oportunidade para quem quer investir no próprio negócio. “Trouxemos mais um edital bastante amplo e acessível, beneficiando pessoas físicas, que agora irão constituir suas empresas, e também empreendedores que buscam um empurrão financeiro para fortalecer seus projetos. É um importante fôlego para esses profissionais, bem como para a economia local”, disse.

Etapas – Muito além do aporte financeiro, o ‘Eu Posso’ se preocupa em orientar os empreendedores. Exatamente por isso, o edital traz uma jornada obrigatória, que inclui capacitação, plano de negócios e análise de crédito, até chegar à entrega do certificado do programa e à concessão do crédito. Os contemplados seguem sendo acompanhados por mentores do programa, no pós-crédito.

Vantagens – As linhas de crédito do ‘Eu Posso’ também trazem condições especiais, com vantagens extremamente atrativas. “Desenhamos um programa pensando em todos os empreendedores, inclusive, aqueles que estão começando. Temos um prazo de financiamento de 36 meses para capital fixo, de giro e misto, incluídos os seis meses de carência; e uma taxa de juros de 0,9% ao mês”, destacou a diretora de fomento econômico e social da Sedest, Priscilla Mendonça.

Documentação – Quem já se inscreveu como pessoa física e quem segue se inscrevendo como pessoa jurídica deve ficar atento à documentação exigida, que precisa ser anexada na plataforma do programa até as 15h do dia 9 de maio. Aqueles que não cumprirem o prazo serão automaticamente desclassificados.

O empreendedor que garantiu vaga como pessoa física tem que anexar documento de identidade com foto (RG, CNH ou carteira profissional); comprovante de situação cadastral no CPF; comprovante de residência em nome do proponente, dos pais ou do cônjuge (que pode ser de água, energia, telefone, fatura de cartão de crédito de até 90 dias ou contrato de aluguel com firma reconhecida do locador e locatário); certidão negativa municipal; e comprovante de conta bancária cuja titularidade seja do empreendedor e que contenham informações sobre banco, agência, número da conta e nome do titular.

Já quem é pessoa jurídica, é necessário anexar documentos dos sócios pessoa física (no caso de ME) ou do titular (no caso de MEI), conforme a documentação exigida para pessoa física; cartão CNPJ ou certificado de MEI e ME; certidão atualizada da Junta Comercial (ME); comprovante do endereço comercial; certidões negativas municipal, estadual e federal; certificado de regularidade do FGTS pessoa jurídica; faturamento do ano de 2021 (ME), com assinatura de contador e carimbo com CRC; comprovante de conta bancária pessoa jurídica que contenha banco, agência, número da conta e nome do titular; e declaração do Imposto de Renda Atual (em caso de MEI) ou previsão, para o caso da empresa não ter completado um ano de exercício.

Mais informações podem ser obtidas no próprio edital, disponibilizado no site do programa, ou pelo WhatsApp, no número (83) 98645-8768.

Pular para o conteúdo