Economia Criativa

Prefeitura de João Pessoa inscreve para Prêmio de Excelência Artesanal da Paraíba

18/11/2022 | 15:00 | 1110

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), abriu as inscrições para a primeira edição do Prêmio de Excelência Artesanal da Paraíba. O projeto visa identificar e promover artesãos do estado que com talento, habilidade, experiência e criatividade, conseguiram elevado grau de excelência em seus trabalhos. Os vencedores terão seus produtos expostos durante o 35º Salão do Artesanato Paraibano, que acontecerá a partir de 13 de janeiro de 2023, na Capital.

O Prêmio de Excelência Artesanal da Paraíba é organizado pela Sedest, através da Diretoria de Economia Criativa e do Programa João Pessoa Cidade Criativa, e possui coordenação técnica assinada pelo Laboratório de Inovação e Design para o Artesanato – LIDA Litoral. O Conselho Mundial de Artesanato – América Latina, o Sebrae Paraíba e o Programa do Artesanato Paraibano (PAP) apoiam a iniciativa.

De acordo com a diretora de Economia Criativa da Sedest, Marianne Goes, na Paraíba há dezenas de artesãos desconectados do mercado, que necessitam de mais visibilidade. “São pessoas que produzem um artesanato de raiz, rico em referências culturais, plasmado por mãos habilidosas, cujo tempo trouxe uma qualidade superior. Tanto no meio rural como no ambiente urbano existem grandes talentos na arte popular e no artesanato ainda desconhecidos do público consumidor”, disse.

Apesar de todas as dificuldades, a Paraíba conquistou o feito inédito de ter as duas únicas cidades artesanais do Brasil reconhecidas internacionalmente pela qualidade de sua produção artesanal: João Pessoa, desde 2017, é reconhecida pela Unesco como Cidade Criativa do Artesanato e da Arte Popular; e Monteiro, em 2022, foi reconhecida pelo Conselho Mundial de Artesanato como Cidade Artesanal da Renda Renascença.

“Não importa a categoria dos produtos artesanais na Paraíba, em todas reside a necessidade de um apoio institucional para serem melhor percebidas, conhecidas, apreciadas e consumidas. Foi pensando nisso que idealizamos o prêmio”, acrescentou Eduardo Barroso, coordenador de projetos especiais da Sedest.

Inscrições – As inscrições vão até o dia 2 de dezembro e acontecem pela plataforma digital do Programa João Pessoa Criativa, no endereço. Lá, os candidatos preenchem a ficha de inscrição e apresentam até três produtos com descrição técnica e atestação ou comprovação de autoria e permissão de direitos de promoção e divulgação.

Etapas – De 4 a 14 de dezembro, todas as obras inscritas estarão disponibilizadas para votação popular. Já nos dias 15 e 16, acontecerá o júri final com votação não presencial. O resultado será divulgado no dia 19. Já a entrega da premiação ocorrerá no dia 13 de janeiro, quando também terá início a exposição no Salão do Artesanato Paraibano.

Além da participação no evento, os vencedores terão os trabalhos premiados inseridos em um catálogo virtual e receberão Certificado de Premiação de Excelência Artesanal da Paraíba, com o endosso do WCC/LA – Conselho Mundial de Artesanato para a América Latina.