Oficinas

Prefeitura de João Pessoa inicia terceira fase do Ciclo de Capacitações para artesãos

13/09/2022 | 20:00 | 604

A Prefeitura de João Pessoa iniciou, na tarde desta terça-feira (13), a terceira fase do Ciclo de Capacitação para Artesãos. Desta vez, a atividade oferecida gratuitamente aos profissionais que atuam no artesanato na cidade trouxe a temática ‘Como vender de modo mais eficaz seu produto’. A programação continua nas próximas duas semanas, com oficinas de precificação e mídias sociais.

O ciclo está sendo promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), por meio dos programas Eu Posso Aprender, responsável pelas capacitações; e Eu Posso Criar, voltado para o fomento da economia criativa. A atividade desta terça-feira aconteceu no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no bairro dos Estados, e foi ministrada por Lucas Bezerra, que é administrador, consultor empresarial e pós-graduado em Projetos.

No encontro, ele explicou sobre conhecimentos gerais em vendas, detalhando técnicas e estratégias que podem ser aplicadas a todo tipo de negócio. “Reuni ferramentas que os artesãos podem utilizar em suas rotinas. O objetivo foi chamar atenção para a importância dos processos, as etapas de vendas, saber em qual momento está o cliente e fazer o necessário para que ele feche a venda”, explicou.

Entre os participantes, estava Magno Monteiro, que há dez anos trabalha com artesanato. Atualmente, dedica-se a produção de brinquedos. Para ele, as partilhas realizadas durante a oficina foram bastante produtivas. “Só ganhamos com a oficina. Trabalho com meu pai e meu irmão, temos conhecimento prático, mas estou saindo do curso com vários insightspara aplicar no nosso negócio. Anotei tudo. Foi muito válido”, disse.

Ciclo – De acordo com o diretor de Qualificação e Projetos da Sedest, Dante Tomei, esta terceira fase foi baseada especialmente no feedback dos próprios participantes, que elencaram a necessidade de aprender mais sobre vendas. “Esse tipo de capacitação potencializa ainda mais os trabalhos e os resultados do artesanato de João Pessoa, especialmente agora que estamos caminhando para as festas de fim de ano. O objetivo é que nosso artesanato seja ainda mais reconhecido no Brasil e no mundo”, destacou.

A diretora de Economia Criativa da Sedest, Marianne Góes, contou que já é perceptível a diferença que as atividades oferecidas no ciclo têm promovido no dia a dia dos artesãos. “Muitos deles estão desde o início do ciclo e fazem questão de trazer mais colegas para participar. E, com essa experiência, eles estão podendo se profissionalizar mais e até ampliar a abrangência de mercado. Então, é com muita alegria que a gente promove essa nova fase”, afirmou.

Programação – O Ciclo de Capacitação para Artesãos teve início em maio. Já aconteceram oficinas sobre mídias sociais: como vender na internet; fotografia; identidade visual; posicionamento de marca; precificação; e oratória. Na próxima terça-feira (20), as atividades continuam, com a segunda parte da capacitação em precificação; e no dia 27, com mais um encontro sobre mídias sociais.