Eu Posso Semear

Prefeitura de João Pessoa inicia distribuição de uma tonelada de sementes de milho para agricultores

11/04/2022 | 17:00 | 1158

A Prefeitura de João Pessoa iniciou, na manhã desta segunda-feira (11), a distribuição gratuita de uma tonelada de sementes de milho para produtores residentes na zona rural do município. Cerca de 30 agricultores da comunidade Ponta de Gramame foram os primeiros contemplados pela iniciativa, que acontece dentro do conjunto de ações do programa Eu Posso Semear, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest). A entrega deve se estender para um total de 100 trabalhadores do campo, até sexta-feira (15). Depois disso, eles deverão receber um novo estoque com uma tonelada de sementes de feijão.

A doação está sendo destinada a produtores rurais já inscritos e acompanhados pela equipe do Eu Posso Semear. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), Vaulene Rodrigues, o repasse de sementes é um trabalho contínuo do programa. “Dessa vez, iniciamos a entrega pelo milho, pensando na colheita para o período junino. Isso é só um pontapé. Nossa equipe dá total suporte, monitorando cada etapa, desde o preparo da terra até a comercialização da colheita, sem influência de atravessadores”, explicou.

A agricultora Adriana Bento dos Santos foi uma das contempladas. Ela reside em Ponta de Gramame com o marido e a filha. Toda a família trabalha no campo. Segundo ela, a doação das sementes chegou em boa hora. “Está tudo muito caro. Semana passada, comprei 1kg de milho por R$45. Agora, não precisarei comprar mais. O que ganhamos da Prefeitura é o suficiente. Plantaremos por etapas. E tenho certeza que a colheita será boa, pois as sementes chegaram cedo e as chuvas estão ajudando”, disse.

José Lé da Silva, que mora na comunidade há 23 anos, também comemorou a chega das doações. “Sempre planto milho para o São João. Mas temos poucas condições e a semente está muito cara. O que recebemos do programa vai ajudar bastante. Representa que, lá na frente, teremos nosso dinheiro sadio para comprar coisas e dar mais forças para trabalharmos”, destacou.

Diferencial – Segundo o diretor de Agricultura Familiar e Pesca da Sedest, Adriano Flávio Vasconcelos, as sementes de milho que estão sendo distribuídas possuem um importante diferencial. “Elas são de variação precoce. Na prática, têm uma produção em menos tempo: a colheita acontece em cerca de 75 dias. Além disso, o que sobra da planta pode ser triturado e utilizado como ração animal”, frisou.

Cada produtor está sendo contemplado com 10kg de sementes de milho. A maior parte das doações será encaminhada a trabalhadores residentes em Ponta de Gramame, Gramame e Engenho Velho. Já a entrega de feijão ocorrerá de forma fracionada, levando como referência a necessidade e a procura dos próprios produtores rurais. Cada um deles receberá 5kg das sementes.