Segurança alimentar
Sedes promove capacitação para gestores das cozinhas comunitárias de João Pessoa
09/06/2021 | 21:00 | 1152
![](https://i0.wp.com/www.joaopessoa.pb.gov.br/wp-content/uploads/2021/06/CapacitacaoDeGestao_Sedes_Foto_Edcarlos_Santana.jpg?resize=300%2C218&ssl=1)
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) realizou, na tarde desta quarta-feira (9), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), o curso para gestores das Cozinhas Comunitárias e Restaurantes populares administrados pela Prefeitura de João Pessoa. A iniciativa tem como foco esclarecer sobre a importância da alimentação saudável para a qualidade de vida da população atendida.
“Nosso primeiro pilar é cuidar e garantir conforto para nossa população. Essa troca de informações só melhora o desempenho desses profissionais com o foco de ofertar um serviço de qualidade para quem frequenta diariamente nossas cozinhas comunitárias e restaurantes populares”, disse Felipe Leitão, secretário de Desenvolvimento Social.
Segundo a diretora de Economia Solidária e Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, Mariângela Duarte, o objetivo do curso é garantir que os trabalhadores de baixa renda, idosos, desempregados e famílias abaixo da linha da pobreza tenham acesso à refeição saudável. “Essa é mais uma ação no atendimento as famílias em situação de vulnerabilidade social. Além de desenvolvermos atividades de inclusão social, ações de educação alimentar e nutricional, também fortalecemos ações coletivas e da identidade comunitária”, destacou.
![](https://i0.wp.com/www.joaopessoa.pb.gov.br/wp-content/uploads/2021/06/CapacitacaoDeGestao_Sedes_Foto_Edcarlos_Santana2.jpg?resize=300%2C218&ssl=1)
Fabiana Ferreira é uma dessas beneficiadas. Antes usuária do serviço, atualmente coordenadora da Cozinha Comunitária do bairro dos Novais. “Eu consigo enxergar os dois lados. O lado do usuário e o lado do profissional que trabalha na cozinha. Tudo que posso dizer é que me sinto feliz por ter sido amparada quando precisei e por hoje pode ajudar”, completou.
Cozinhas comunitárias – São unidades localizadas nos bairros do Novais, Taipa, Timbó, Cristo e Gervásio Maia que fornecem gratuitamente, todos os dias, alimentação à população em vulnerabilidade social, de modo a garantir sua segurança alimentar e nutricional. A iniciativa também oportuniza a geração de renda, através do incentivo à criação de grupos de produção nos moldes da Economia Solidária.
Os que podem ser atendidos são trabalhadores de baixa renda, idosos, desempregados, população desassistidas e famílias em situação abaixo da linha da pobreza.
-
Texto: Carolina Queiroz
Edição: Cristina Cavalcante
Fotografia: Edcarlos Santana -
Secretarias
sedes -
Tags
alimentação capacitação cozinhas comunitárias sedes segurança alimentar vulnerabilidade social