Diálogo

Prefeitura realiza reunião com famílias que ocupam Edifício Nações Unidas para início das obras de requalificação

24/09/2024 | 19:00 | 66

Representantes da Prefeitura de João Pessoa realizaram, na manhã desta terça-feira (24), uma reunião com os moradores do Edifício Nações Unidas, no Centro da Capital, e a coordenação da Ocupação João Pedro Teixeira, representando mais um passo na concretização do sonho de 39 famílias por uma moradia digna.

A reunião serviu para que os moradores pudessem tirar as últimas dúvidas sobre o processo de realocação das famílias, que estão recebendo o auxílio moradia, e sobre a necessidade da desocupação do prédio, que acontecerá no próximo mês de outubro para que sejam iniciadas as obras de requalificação do imóvel. Algumas famílias já se mudaram para seus novos endereços e ao final da obra, retornarão ao edifício para seus lares definitivos.

Josiane Soares, que é uma das moradoras e liderança da ocupação, destacou o direito à moradia e diálogo com a Prefeitura de João Pessoa. “É uma satisfação muito grande pela nossa luta, pela nossa trajetória, que é luta pela moradia digna. Dificilmente a gente via moradia popular aqui e com nossa luta chegamos nessa vitória com as famílias sendo contempladas com apartamentos no Centro. Esse diálogo foi bom com a Prefeitura, porque a gente tá reivindicando o nosso direito”, ressaltou.

Estiveram na reunião representantes das Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), tirando dúvidas sobre o Auxílio Moradia; de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), para realizar o acompanhamento social das famílias em caso de necessidade de algum benefício social; e da Habitação (Semhab), para informações sobre datas e organização das mudanças das famílias, que terá apoio de equipes de outras secretarias municipais.

“Tivemos uma reunião ótima. A Prefeitura vai disponibilizar caminhão e equipe para colocar as mudanças nos veículos e levar até o endereço desejado pelas famílias. É uma vitória enorme pra Prefeitura como um todo, porque esse é um prédio que hoje está ocupado e vamos fazer um retrofit, em que pegaremos um prédio antigo e vamos requalificar, trazendo habitabilidade e moradia com condições dignas de vida. Hoje, essas famílias precisam de água, esgoto, a parte de energia elétrica está comprometida. Então, vamos trazer condições dignas de habitação”, destacou Isabela Queiroga, engenheira da Semhab.

A mudança das famílias acontecerá nos dias 8 e 9 de outubro, contando com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana  (Emlur) e Guarda Civil Metropolitana.

Obra – O Edifício Nações Unidas foi doado ao Fundo de Arrendamento Residencial e será requalificado dentro do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. A Prefeitura está responsável pelo acompanhamento social das famílias, pagamento do auxílio moradia e realização da obra, que transformará as salas comerciais em unidades habitacionais com 1 ou 2 quartos, a depender da família, além de sala, banheiro com acessibilidade, cozinha e área de serviço.

Pular para o conteúdo