Parceria com faculdade

Prefeitura entrega certificados de oficina gastronômica para usuárias do CRC Saturnino de Brito

08/06/2022 | 19:00 | 1021

A Prefeitura de João Pessoa vem firmando parcerias para proporcionar, através de cursos e oficinas, mudança de vida para a população. E uma dessas iniciativas resultou na qualificação de mulheres atendidas no Centro de Referência da Cidadania (CRC) Saturnino de Brito. Elas participaram do projeto de extensão ‘Cozinha que Educa e Transforma’, da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), e nesta quarta-feira (8) receberam os certificados de conclusão da oficina gastronômica.

A parceria educacional foi firmada por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), que administra esses espaços comunitários. As participantes da oficina aprenderam, ao longo de quatro semanas, técnicas de panificação e confeitaria básica a partir do aproveitamento do que são considerados subprodutos de alimentos como macaxeira, jerimum e banana. Elas criaram bolos, pizzas, massas e pães a partir do que seria jogado no lixo.

No momento da certificação da turma, o secretário da Sedes, Dorgival Vilar, reforçou a importância da parceria entre poder público e instituições de ensino superior, para que a comunidade seja a principal beneficiada. “Esse momento representa a oportunidade que muitas dessas pessoas não teriam e, acima de tudo, o resultado do aprendizado. Essa parceria é muito mais que legítima e queremos agradecer aos professores e alunos por terem compartilhado seu conhecimento”, ressaltou.

As aulas aconteceram na cozinha escola da FPB. O conteúdo foi ministrado pelos alunos do curso de Gastronomia, sob a supervisão do professor Tássio Medeiros, que criou o curso.

Uma das alunas foi Maria do Socorro Piraíba, que ressaltou o quanto a experiência de estar em um ambiente acadêmico e ter acesso a novos conhecimentos despertou ainda mais sua curiosidade e amor em cozinhar. “Sou muito grata pela oportunidade. Nunca tinha entrada numa faculdade pra ser aluna. Geralmente, apenas para servir. E agora eu entrei para aprender e isso me dá uma nova possibilidade de aproveitar alimentos. Eu até já criei novas receitas a partir do que aprendi aqui”, completou.