Dignidade

Prefeitura de João Pessoa realiza ação de saúde e cidadania beneficiando catadores de material reciclável

11/12/2024 | 19:30 | 77

Um momento para cuidar da saúde e ter acesso a serviços de cidadania. A manhã desta quarta-feira (11) foi de assistência para dezenas de catadores de materiais recicláveis cadastrados na Associação Acordo Verde, com sede no bairro de Mangabeira. A ação foi realizada pela Prefeitura de João Pessoa, em uma parceria da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e das Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc) e de Saúde (SMS).

No galpão da associação, a Prefeitura montou uma estrutura para receber os trabalhadores. Foram beneficiadas 32 famílias, que receberam atendimento médico com consulta e encaminhamento para exames, vacinação contra tétano, hepatite e febre amarela, atendimento da equipe do Centro de Referência da Cidadania (Cras), além da entrega de cestas básicas por meio do programa Balcão de Direitos.

A coordenadora de Economia Solidária da Sedes, Regina Bonfá, destacou que esta ação acontece pela terceira vez e que em julho deste ano, a Prefeitura de João Pessoa entregou um novo galpão, completamente equipado para a Associação poder realizar seu trabalho de forma digna. “Mas infelizmente, tivemos o episódio de depredação alguns dias depois de entregue o equipamento. Por isso, continuamos prestando a assistência aos trabalhadores, fortalecendo o grupo também por meio dos princípios da Economia Solidária, englobando os aspectos culturais, ambiental e educacional. Hoje, por exemplo, estamos finalizando o ciclo da vacina de tétano, tivemos outros atendimentos onde conseguimos encaminhamento para documentos pessoais, retorno de benefícios e inscrição em outros”, destacou.

Maria Diones é a coordenadora da Associação Acordo Verde e elogiou a ação da Prefeitura de levar suas equipes para atender os catadores de materiais recicláveis no próprio local de trabalho. “Para nós é uma coisa boa, porque a gente não tem tempo de ir num posto de saúde, tomar uma vacina. E como a gente lida com vidro, ferro, plástico, é muito importante estar vacinado pra não ficar doente. Agradeço de coração pelo trabalho de todos, principalmente pelo galpão, pois a gente tem agora um espaço limpo para trabalhar com dignidade”, relatou.

Pular para o conteúdo