Edição 2023

Prefeitura recebe Comitê Paralímpico Brasileiro e discute realização dos jogos escolares em João Pessoa

24/03/2022 | 17:00 | 1154

A cidade de João Pessoa vem se destacando, no último ano, no incentivo as atividades esportivas por meio de vários projetos e na realização de competições em nível nacional. E outro importante passo foi dado na área esportiva e educacional nesta quinta-feira (24), quando representantes do governo municipal receberam membros do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Na pauta do encontro a discussão sobre a possibilidade da realização das Paralimpíadas Escolares 2023 em João Pessoa. A comitiva foi recebida pela secretária de Educação e Cultura (Sedec), América Castro; e o diretor da Divisão de Educação Física, Esporte e Lazer (Defise), Theodan Stephenson.

“Vamos trabalhar para trazer essa competição a nível nacional para João Pessoa. Vamos olhar nossas infraestruturas e sabermos aonde poderemos melhorar para atender os critérios que serão exigidos. Hotelaria, beleza da cidade, acolhimento e transporte interno não é problema. E o prefeito Cícero Lucena tem interesse em realizar uma grande competição como está aqui em João Pessoa”, afirmou a secretária.

Os jogos reúnem cerca de 1.300 competidores nas modalidades de atletismo, natação, bocha, goalball, basquete 3×3, voleibol sentado, tiro esportivo e tiro com arco. Participam alunos com deficiência física, visual e intelectual entre 11 e 18 anos. Este ano, o evento será realizado em São Paulo.

Paralimpíadas Universitárias – João Pessoa vai sediar, no próximo mês de outubro, as Paralimpíadas Universitárias e Militar. “Esse evento que iremos realizar aqui no final do ano será um teste, onde iremos avaliar a capacidade de João Pessoa em sediar a Paralimpíada Escolar. Eu posso afirmar que hoje, a cidade tem todas as condições possíveis para a realização desse evento. Eu saio daqui com a afirmativa que temos mais um parceiro na luta a favor desse movimento”, disse o diretor de Desenvolvimento Esportivo do CPB, Ramon Pereira.

Treinamento paralímpico – A rede municipal de ensino de João Pessoa tem cerca de 3 mil alunos atletas que podem ser atendidos nos Centros de Referência de Treinamento Paralímpicos. “Temos aqui esses centros de treinamento na Universidade Federal da Paraíba e no Instituto dos Cegos, onde podemos ter alunos da nossa rede treinando no projeto de paradesporto na rede municipal”, explicou Theodan Stephenson.

Os esportes que poderão ser desenvolvidos com os alunos da rede são: basquete em cadeira de rodas, bocha, goalball, natação, atletismo, entre outros, no total de 14 modalidades.