Avanços na Educação

Prefeito entrega Escola José Peregrino de Carvalho, a 36ª reconstruída pela gestão no padrão tecnológico e de inclusão

20/06/2024 | 17:00 | 190

“Os alunos estão muito mais motivados e em condições de aprender mais e mais numa escola nova, com tecnologia, conforto e inclusão”. A frase foi dita por Willyane da Silva, diretora da Escola Municipal José Peregrino de Carvalho, na Ilha do Bispo, durante solenidade que marcou a inauguração da unidade de ensino, nesta quinta-feira (20), que foi reconstruída pela Prefeitura de João Pessoa. O prefeito Cícero Lucena celebrou mais esse avanço – a 36ª escola entregue pela gestão municipal nesse padrão, com uma infraestrutura nova, sala Google, espaço Make e materiais Lego.

Esse conjunto de intervenções, de acordo com o prefeito, tem elevado o padrão de ensino e coloca a escola pública de João Pessoa em condições iguais ou melhores do que qualquer outro padrão. Durante a solenidade, o gestor ainda destacou o cuidado da Prefeitura, que está realizando consulta oftalmológica com os alunos da unidade e entregando óculos para os que precisarem dessa assistência.

“As crianças merecem e a prefeitura se esforça, juntamente com todos os profissionais da Educação, para que a gente tenha uma escola digna, uma escola que seja um instrumento de mudança de vida das pessoas para melhor. É uma educação que é ampla, faz verdadeiramente a educação, tanto na arte, na cultura e no esporte. E, sem dúvida nenhuma, cuidar da vista, fazendo exame para essas crianças e aqueles que precisarem também ter os óculos é algo que nos deixa feliz”, afirmou o prefeito.

Reconstrução avançando – A secretária Municipal de Educação e Cultura (Sedec), América Castro, lembrou que essas 36 unidades reconstruídas fazem parte de um universo de 92 escolas que receberam autorização para obras, sendo que 56 estão em andamento. Ou seja, a Prefeitura segue avançando para reconstruir todas as unidades de ensino para colocá-las no padrão tecnológico e de inclusão que está em curso. E com o cuidado, o olhar humano em uma pedagogia moderna e desafiadora.

“A gente sempre fala dessa estrutura com um ambiente agradável para a escola, mas sem nunca esquecer a parte pedagógica. Essa escola é uma unidade de tempo integral, onde a gente tem o monitoramento das atividades pedagógicas aqui desenvolvidas. A gente trouxe a Lego, que traz a aprendizagem por mais leveza, além de todo o acompanhamento com assistência pedagógica dentro da unidade. E, hoje, a gente tem uma unidade que está sendo atendida também com a doação dos óculos pelo município, que está fazendo o exame de vista e trazendo também a entrega imediata dos óculos”, explicou a secretária.

Confiram todas as intervenções, com investimento de R$ 3,1 milhões:

Modernização da fachada;

Construção de pátio coberto;

Construção da sala de leitura, techatelier, laboratório, sala de apoio robótica e depósitos;

Construção de coberta para interligar a escola ao ginásio;

Construção de espaços para jogos;

Construção de playground infantil;

Construção de WC infantil;

Revisão e recuperação de cobertas;

Reparos e substituição de rede hidrossanitária;

Substituição de louças e metais;

Pintura de toda edificação;

Recuperação, substituição e inserção de novas esquadrias;

Recuperação e manutenção do reservatório d’água inferior e superior;

Execução de projeto elétrico e subestação (aprovado pela Energisa);

Execução de projeto de climatização;

Manutenção, recuperação e substituição de pisos;

Adequação da acessibilidade – considerando as possibilidades da edificação.