Incentivo

Ginástica rítmica é uma das modalidades esportivas oferecidas pela Prefeitura de João Pessoa

16/07/2022 | 19:00 | 3266

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), incentiva a prática esportiva na Rede Municipal de Ensino oferecendo escolinhas em várias modalidades, com aulas realizadas no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, de forma gratuita. Um dos esportes é a ginástica rítmica, que conta com aproximadamente 200 crianças matriculadas.

As aulas são ministradas pela professora Sonaly Lucena, que ensina os fundamentos da ginástica rítmica para seis turmas, com aulas as terças e sextas-feiras, em dois turnos, no ginásio poliesportivo do CAM. De acordo com ela, crianças a partir dos seis anos já podem participar das aulas.

“O objetivo principal da modalidade é o ganho de flexibilidade, força, resistência e o aprendizado do manejo dos aparelhos. Cada aparelho tem que ser desenvolvido de acordo com a idade da criança. Então, quando ela está com 13, 14 anos, já conseguem pegar os aparelhos mais difíceis que são a maça e a fita. E nas iniciantes, colocamos a corda, que é um aparelho que elas já começam a utilizar nas aulas de educação física”, explicou Sonaly.

A ginástica rítmica é um tipo de ginástica desenvolvida com movimentos corporais baseados nos elementos do balé e da dança teatral, numa mistura de arte, criatividade e capacidade física, cuja execução é realizada em sincronia com a música. A modalidade conta com provas individuais e por conjunto, na qual cinco ginastas se apresentam juntas. Os aparelhos utilizados são arco, maça, bola, fita e corda.

Uma das alunas da turma de ginástica rítmica é Wilyane Abílio, de 14 anos. A adolescente, que é estudante da Rede Municipal de Ensino da Capital, participa das aulas há mais de três anos e é apaixonada pela modalidade e planeja seguir carreira no esporte.

“Eu amo o esporte e meu sonho é crescer nele e me tornar uma profissional. Eu nasci para a ginástica e estou me esforçando para isso. Quero sair do estado e disputar competições fora”, disse a atleta.

A mãe da aluna, Ingridiany Abílio, sempre a incentivou no esporte e elogia o apoio da Prefeitura de João Pessoa em ofertar vagas em escolinhas para as crianças que não têm como pagar. “Todo o serviço é excelente, mil maravilhas. Adoro o trabalho desenvolvido pela professora Sonaly com as meninas”, destacou.

Vagas – Qualquer criança interessada em participar da escolinha pode comparecer ao ginásio do CAM acompanhada dos pais, que ainda há vagas. Para participar das aulas, precisa estar matriculada na Rede Municipal de Ensino de João Pessoa.

Modalidades – Além da ginástica rítmica, a criançada também pode optar por outros esportes como judô, futsal, bocha paraolímpica e natação, todas com atividades no CAM.