Intercâmbio de experiências

Secretários de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de João Pessoa fazem intercâmbio com setor produtivo em Recife

22/11/2021 | 17:30 | 1391

Os representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest) de João Pessoa estiveram em Recife, nesta segunda-feira (22), para partilhar experiências entre gestões. A secretária da pasta, Vaulene Rodrigues, e o secretário-adjunto, João Bosco, visitaram a sede do Porto Digital e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) da capital pernambucana a fim de conhecer ações bem-sucedidas e apresentar os cases executados pela Prefeitura de João Pessoa.

A agenda dos secretários começou ainda durante a manhã, pelo Porto Digital – um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil. Por lá, eles foram recebidos pela gerente de projetos, Gabriela Alencar, que apresentou toda a história do projeto, a expansão dele, os impactos na economia local e no cenário urbano, e as projeções de crescimento.

Atualmente, o Porto Digital concentra cerca de 340 empresas. A principal meta estratégica é ter, no ano de 2025, 20 mil pessoas ocupadas em atividades de alta qualificação profissional e maior valor agregado em 600 empreendimentos inovadores.

Já à tarde, os representantes da Sedest estiveram na SDECTI para um encontro com o secretário da pasta, Rafael Dubeux, e o gerente-geral de gestão estratégica, Antônio Cruz. Na pauta, houve partilha das experiências vivenciadas pelas gestões, em especial, referentes aos programas de microcrédito, atração de investimentos e melhorias no ambiente de negócios.

De acordo com Vaulene Rodrigues, por meio de conexões como essas é possível lançar um olhar geral sobre o trabalho da Sedest, difundir os programas recém-implementados pela pasta e criar referências a partir de outras experiências. “Assim, avaliamos nossos acertos e entendemos como podemos aprimorar nossas iniciativas, colhendo possibilidades de adaptações baseadas no que tem funcionado em outros lugares. É um intercâmbio inspirador e de grande importância para todos”, disse.

Pular para o conteúdo