Trabalho social

Secretaria de Habitação acompanha famílias da comunidade do Arraial

07/07/2021 | 16:00 | 843

A Secretaria de Habitação Social de João Pessoa (Semhab), seguindo a orientação de cuidar da cidade e das pessoas, acompanha a preparação de 121 famílias que serão reassentadas nos residenciais Vista Alegre I e II, no bairro de Colinas do Sul. Atualmente, esse grupo mora em condições precárias na comunidade do Arraial, no bairro Costa e Silva.

No período em que esperam a mudança, as famílias recebem da equipe social da Semhab total assistências, através de uma comissão, e vão poder acompanhar o processo de execução da obra até a entrega definitiva.

A secretária de Habitação, Socorro Gadelha, disse que a recomendação do prefeito Cícero Lucena é para que seja dada toda a assistência necessária às famílias que moram em condições precárias e agora vão poder viver com dignidade e melhorar a qualidade de vida. “O prefeito Cícero Lucena tem uma visão muito humana das ações da gestão, porque sabe das dificuldades que essas pessoas têm enfrentado e nós não vamos entregar a eles apenas uma moradia, mas também vamos oferecer condições para que melhorem a qualidade de vida, através cursos de capacitação e qualificação. Nosso objetivo e cuidar da cidade e das pessoas também”, comentou.

O último encontro aconteceu no ginásio de esportes da Escola Municipal Duque de Caxias, no Costa e Silva, quando as famílias receberam orientações sobre todo o processo de acompanhamento do trabalho social da Semhab e, também, sobre o andamento da obra, com previsão de entrega no primeiro semestre de 2022.

A coordenadora do trabalho social da Semhab, Karla Souza, explicou que o acompanhamento das famílias da Comunidade do Arraial vem ocorrendo, desde o período em que foi feito o cadastramento socioeconômico e vai continuar durante o período pré-obra e depois da entrega das unidades habitacionais com a execução do trabalho social nos residenciais.

Ela destacou que o encontro foi importante porque as famílias entenderam como se dá processo e as fases pré-documental, de obras e social, além das etapas importantes para o processo como: vistorias, sorteios das unidades habitacionais, assinatura de contrato com o agente financeiro (Caixa Econômica Federal), e entrega de chaves. Karla Souza disse que todas as reuniões atenderam ao protocolo sanitário para evitar contaminação pelo Covid, as 121 famílias foram divididas em quatro grupos, com distanciamento social obedecido, aferição de temperatura, uso de máscaras e álcool em gel.

A reunião também teve a presença da engenheira Mirela Medeiros, do Departamento de Engenharia da Semhab, responsável pelo acompanhamento da obra, que na ocasião explicou como está o andamento da obra e os respectivos prazos até a entrega do residencial.