De forma virtual

Secretaria de Educação realiza formação para especialista da rede de ensino

27/08/2021 | 17:30 | 900

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec) iniciou, na tarde desta sexta-feira (27), uma formação para pedagogos, psicólogos e assistentes sociais da rede de ensino. Com o tema ‘A organização do trabalho escolar numa perspectiva multiprofissional’, a capacitação ocorreu de forma remota pelo canal JP EDU, no YouTube.

Segundo a Diretoria de Gestão, Ensino e Escola de Formação (Degef), o foco principal da formação é a atuação multiprofissional desses especialistas junto ao processo educativo desenvolvido nas escolas e nos Centros de Referência de Educação Infantil (Creis) de João Pessoa.

“A formação continuada é direito e uma necessidade do servidor público que atua na educação. Na Escola Municipal Antônio Santos Coelho Neto, que fica no bairro da Penha, é um princípio que está contemplado em nosso projeto político pedagógico. Parabenizo a Sedec pela iniciativa de oferecer essa formação a partir do mapeamento das necessidades dos especialistas e a Universidade Federal da Paraíba, instituição responsável pela formação inicial dos professores da educação básica”, disse a doutora em Educação, supervisora e professora da rede municipal, Patrícia Fernanda da Costa Santos.

Palestras – Cada palestra teve duração de 30 minutos. Na área da pedagogia, a palestrante foi a professora doutora em Educação e Gestão Pública, Francisca Alexandre de Lima, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Na psicologia, a ministrante foi a professora doutora pela UFPB, Fabíola de Sousa Braz Aquino. No campo do serviço social, a palestra foi do professor doutor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) em Educação, Ney Luiz Teixeira de Almeida.

A mesa redonda, que teve como tema ‘A organização do trabalho escolar na perspectiva da pedagogia, da psicologia e do serviço social – uma reflexão a partir do trabalho desenvolvido pelos especialistas da rede’, sendo mediada pela diretora da Degef, professora Drª Clévia Carvalho.

“A proposta desta formação, construída a partir de uma escuta aos profissionais, atende a um desejo desta categoria que há muito tempo almeja uma discussão mais qualificada em torno de suas práticas, mediada por momentos formativos que respeitassem as especificidades profissionais sem perder o objetivo comum, o processo educativo escolar. A parceria e o diálogo com a UFPB e a UERJ só elevaram o nível de nossa formação. É um momento histórico para os especialistas da rede municipal de ensino”, afirmou Clévia Carvalho.

A formação continuará nos meses de setembro e outubro com seminários  por área de atuação e estudos pela plataforma Class Room. Em novembro acontecerá um seminário para marcar o encerramento.                                                      

Pular para o conteúdo