Mês das Mães

Secretaria das Mulheres realiza evento para discutir a importância do vínculo materno

13/05/2021 | 17:00 | 915

Visando contribuir na qualidade de vida das mães e dos filhos, a Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) realizou, na tarde desta quinta-feira (13), o webinário Cuidando com Amor do Binômio Mãe-Filho, que abordou o tema ‘A Importância do Vínculo Materno’. O evento, que é uma alusão ao Dia das Mães, celebrado no último domingo, aconteceu de forma remota, pelo canal no Youtube da Prefeitura de João Pessoa.

“Nosso papel enquanto secretaria é dar esse apoio ao tema, falando também da importância do leite materno. Já temos um trabalho muito especial em parceria com o Instituto Cândida Vargas e estamos aqui para oferecer todo o suporte às mulheres de nossa cidade, em todos os segmentos, inclusive esse do aleitamento materno”, disse a secretária das Mulheres de João Pessoa, Nena Martins.

Durante toda à tarde, diversos assuntos foram abordados no evento virtual. No primeiro momento, foi realizada uma palestra sobre ‘Doulagem’, que contou com a participação de Bruna Grasiele da Silva, presidente da Associação das Doulas na Paraíba.  Em seguida, foi explicado sobre o ‘Método Canguru’, com a palestrante Cleidilene Ferreira, que é fonoaudióloga.

A pediatra responsável técnica pelo Banco de Leite Zilda Arns e chefe da pediatria do ambulatório, Patrícia Karla Guimarães, palestrou sobre a importância do aleitamento materno. Já Daniele Maciel, enfermeira do mesmo setor, explicou como ordenhar e acondicionar o leite materno. Finalizando as palestras, Carolina Rachel, psicóloga do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, falou sobre os cuidados entre mãe e filho durante a pandemia.

Marizete Prudêncio, coordenadora de Saúde da SEPPM, destacou a importância dos temas para as mulheres. “Muitas mães têm medo de fazer o ordenhamento do leite por não saberem condicionar e, com isso, elas colocam de forma precoce as fórmulas na alimentação dos filhos, interferindo na nutrição. Então, neste evento, resolvemos trazer uma profissional para discutir esse assunto e explicar melhor para as mães, visando contribuir nos saberes”, contou.

Participou também do webinário, a coordenadora de Saúde dos Direitos Sexuais e Reprodutivos da Prefeitura de João Pessoa, Marizete Fernande; e a secretária executiva de Políticas Públicas para as Mulheres, Cris Furtado.