19ª SNCT

Trabalhos de alunos da rede municipal de João Pessoa são apresentados na Mostra de Robótica

10/11/2022 | 19:30 | 1373

O que os alunos da rede municipal de ensino de João Pessoa estão produzindo no quesito tecnologia está sendo apresentado ao público que visita a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece no Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho, até o próximo sábado (12). Todos esses trabalhos desenvolvidos em sala de aula podem ser vistos na Mostra de Robótica, que reúne estudantes de diversas escolas públicas.

Nesta quinta-feira (10), foram apresentados 10 projetos selecionados de escolas públicas – robôs e maquetes robóticas. Dentre eles, o Jogo Uno, com perguntas e respostas para autistas, produzido por alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Aníbal Moura; e o Gesdt 2.0 – gerador eólico e solar de irrigação temporizada, dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Freire, que também apresentaram o Robô para o ensino de programação (REP).

“A Mostra de robótica é uma forma de reconhecer o trabalho dos nossos estudantes e incentivar os visitantes a se interessarem nessa área tão promissora tanto no presente como no futuro dos nossos jovens”, comentou o representante Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica na Paraíba, Fagner Ribeiro.

O universo da robótica representa um excelente apelo motivador da ciência e tecnologia, principalmente para crianças e jovens. O estudante do curso de eletrônica do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Gabriel Tomaz, comentou que é muito importante eventos como este, pois é a oportunidade que se tem de trocar experiência, sobretudo, depois da pandemia. “Isso tem sido muito construtivo para nós, vocês não têm ideia”, afirmou.

O professor de eletrônica e engenharia elétrica do IFPB, Eduardo Silva, reforçou que eventos dessa natureza é de grande importância. “E mostra para cidade o que existe por dentro dos muros do campus”, acrescentou.

A robótica pedagógica, também chamada robótica educacional, tem se destacado nos últimos anos como uma importante ferramenta no processo ensino e aprendizagem, uma vez que contribui significativamente na abordagem e trabalho dos conteúdos curriculares e extracurriculares.

Nesta mostra, o público poderá conferir os projetos que foram apresentados na final nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica e da Mostra Nacional de Robótica, na cidade de São Bernardo do Campo (SP), no último mês de outubro.