A partir das 14h

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será encerrada neste sábado com diversas atividades

12/11/2022 | 09:00 | 1088

O último dia da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) será neste sábado (12) com competições de programação, games e jogos – League of Legends, na Praça do Povo, do Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho. As atividades têm início às 14h.

No espaço Geek, o público vai encontrar exposição de filmes, animes, swordplay, card game, RPG, boardgame, gincana, random, band rock, kpop e apresentação de cosplay. Já no Espaço Eco Tech, no mezanino 2 B, tem jogos lúdicos para a criançada, espaço eco banner, oficina arte, exposição artística com resíduos eletrônico e palestras (Inspeções das instalações elétricas (2iE): boas práticas no uso da energia elétrica; Você já ouviu falar o que é Aquaponia e como ela pode ajudar o meio ambiente?; objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e mudanças climáticas).

O público ainda pode conferir os stands de diversas secretarias municipais, como da Educação e Cultura (Sedec), Meio Ambiente (Semam), Turismo (Setur), entre outras, além de universidades e faculdades. A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por exemplo, tem o Espaço FabLab UFPB, em que mostra como funciona a Usina Escola Solar, com um espaço Ecocycle de mobilidade universitária. Tem ainda as oficinas de vídeo para redes sociais, game design analógico, arte e vídeo, fotografia digital com celular, desenho expandido, modelagem com argila e seminários temáticos.

“Essa festa da Semana Nacional nada mais é do que mostrar para a nossa cidade o que temos de tecnologia, ciência e conhecimento científico”, afirmou o secretário de Ciência e Tecnologia do Município (Secitec), Guido Lemos.

Semana – A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)acontece anualmente desde 2004. O encontro é realizado sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), contando com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica, empresas privadas com destaque no uso tecnologias inovadoras e outras entidades da sociedade civil.

O tema escolhido para este ano reflete sobre o bicentenário da Independência do Brasil e como a ciência e tecnologia contribuíram para o crescimento do País desde então. A ideia motivadora para a SNCT 2022 em João Pessoa é a coordenação de eventos de divulgação e popularização da ciência que agrupe em sinergia o ecossistema de ciência e tecnologia, a rede de ensino e a população em geral em um ambiente agradável de compartilhamento de experiências e motivação para jovens cientistas, favorecendo a fertilização de sementes para transformação social através do conhecimento científico e tecnológico.

Programação – Para conferir a programação completa, clique no link https://www.joaopessoa.pb.gov.br/destaque/19a-semana-nacional-de-ciencia-e-tecnologia/