Agência de Inovação
Inovatec-JP elege dirigentes e desenvolverá projetos no setor público e em parceria com a iniciativa privada
26/08/2022 | 19:30 | 1499
A primeira reunião ordinária do Conselho de Administração da Inovatec-JP, Agência de Fomento e Inovação de João Pessoa, recém criada pela gestão do prefeito Cícero Lucena, foi realizada na manhã desta sexta-feira (26). O encontro ocorreu de forma híbrida (presencial e remota), na sede da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), no bairro de Água Fria. Na oportunidade, foram escolhidos os membros titulares e suplentes do conselho.
De forma unânime, foi escolhido como diretor presidente da Agência de Fomento e Inovação de João Pessoa, o ex-secretário da Secitec, Edvaldo de Vasconcelos. O Conselho será presidido pelo secretário de Gestão Governamental (Seggov), Diego Tavares.
Na ocasião, o secretário de Ciência e Tecnologia da Capital, Guido Lemos, apresentou o modelo proposto do Sistema de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de João Pessoa para que, em seguida, fossem escolhidos os primeiros dirigentes da agência.
Setor público e privado – A Inovatec-JP desenvolverá projetos tanto para as demais secretarias e órgãos municipais quanto junto à iniciativa privada. “Dessa forma, contribuirá com a divulgação de João Pessoa como opção para novos investimentos, ajudando a atrair para o município empresas de tecnologia e inovação”, destacou Guido Lemos.
O secretário de Planejamento (Seplan), José William, apoiado pelos demais conselheiros, defendeu o propósito de que o setor produtivo – indústria e comércio, principalmente – seja convidado, por meio de suas entidades representativas, como federações, a firmar parcerias com a agência, desenvolvendo projetos conjuntos.
“Os setores público e privado têm muito a ganhar com a atuação da Inovatec. Áreas importantes, como de qualificação profissional e da prestação de serviços à população também evoluem juntas com a tecnologia e a inovação, a exemplo da educação, saúde, infraestrutura, o turismo e a mobilidade urbana e humana”, comentou o titular da Seplan.
Pioneirismo e objetivos – Recém criada por iniciativa da gestão do prefeito Cícero Lucena, a agência tem, entre outros objetivos, incubar empresas e startups, por meio de ferramentas de empreendedorismo inovador, e atrair para o município empresas de tecnologia e inovação.
Sem fins lucrativos e definida estatutariamente como uma “instituição científica, tecnológica e de inovação”, trata-se da primeira agência do tipo no Brasil, em âmbito municipal, legalmente estruturada e voltada para o fomento e a inovação.
Ela vai incentivar a inovação e a pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, fomentando o desenvolvimento de patentes e invenções. Poderá, inclusive, prestar serviços de consultoria, assessoria ou assistência técnica aos municípios e órgãos da administração pública, por meio da realização de diagnósticos setoriais e regionais, diretamente ou mediante a contratação de terceiros.
A Inovatec-JP está vinculada à Secretaria de Gestão Governamental (Seggov). O Conselho Administrativo da agência é composto por representantes das secretarias de Ciência e Tecnologia (Secitec), Planejamento (Seplan) e Finanças (Sefin), além de um membro de notório saber da sociedade civil.
Presidente e conselheiros – Atual diretor de Difusão e Inovação Tecnológica da Secitec, Edvaldo de Vasconcelos é graduado em Ciência da Computação e mestre em Arte Computacional pelo Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Fazem parte do Conselho de Administração como titulares Diego Tavares (presidente), David Fernandes (secretário), José William, Brunno Sitônio e Hermes Pessoa Filho. E, como suplentes, Carlos César Muniz, Dênio Mariz, Bruno Crispim e Rodrigo Harlan de Freitas.
-
Texto: Carlos César Muniz
Edição: Cristina Cavalcante
Fotografia: assessoria -
Secretarias
secitec -
Tags
Agência de Fomento e Inovação Conselho Conselho de Administração Inovatec-JP reunião ordinária SECITEC seplan