São João Virtual

Quadrilhas juninas se apresentam na segunda noite do festival

28/06/2021 | 16:40 | 2829

A segunda noite do São João Virtual das Quadrilhas Juninas de João Pessoa 2021 promete muito forró e belas coreografias nas apresentações de cinco quadrilhas, nesta segunda-feira (28), a partir das 20h. No domingo (27), a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), que apoia o evento, abriu a festa com uma homenagem ao instrumentista, cantor e compositor Pinto do Acordeon. Realizado pela Liga das Quadrilhas Juninas de João Pessoa, o evento é transmitido pelos canais oficiais da Liga e TV Câmara até 30 de junho.

Nesta segunda-feira, a noite é das quadrilhas Tico Mia, do bairro de Mangabeira I; Flor do Mandacaru, de Mandacaru; Pindura Saia, do bairro da Torre; Linda Flor do Sertão, de Mangabeira VIII; e Sacode Poeira, do Jardim Treze de Maio. “Com essa experiência que a gente iniciou neste domingo com a Liga das Quadrilhas Juninas, a Funjope está mostrando a força das quadrilhas e também o nosso interesse em potencializar e estimular essa manifestação da cultura popular”, destacou o diretor-presidente da Funjope, Marcus Alves.

Ele ressaltou que o São João é a grande festa do nordestino e as quadrilhas são a melhor forma de expressar essa tradição. “Queremos valorizar as culturas populares e as quadrilhas juninas são representativas desse traço cultural. As lives acendem a chama da força da quadrilha junina, atraindo as pessoas”, comentou.

As transmissões ao vivo, segundo ele, também mobilizaram os quadrilheiros, fazendo com que a paixão deles se renove. “Nosso objetivo, quando começamos a conversar com a Liga das Quadrilhas, era de que não existisse uma descontinuidade na experiência cultural de cada uma delas. Conseguimos montar um material de muita qualidade técnica, tecnológica e garantir uma performance de muita qualidade estética. Talvez a quadrilha seja o nosso melhor produto para atrair mais gente para nossa cidade e nossa melhor contribuição no São João”, acrescentou.

Primeira noite – O Festival contou, no domingo, com as apresentações das quadrilhas Zé Monteiro, do Cristo Redentor; Fogueirinha, de Cruz das Armas; Explode Coração, do Colinas do Sul; Fazenda Lampião e Ubando, ambas de Mangabeira I. Os integrantes de cada grupo exibiram figurinos criativos e coloridos, além de passos sincronizados e muita sintonia.

A transmissão ao vivo pode ser acompanhada através dos canais da Liga das Quadrilhas de João Pessoa no link http://bit.ly/Canal_da_LigaQJJpPb, no YouTube; @ligadasquadrilhasjppb, no Instagram; ou TV Câmara de João Pessoa, https://www.youtube.com/channel/UCyqHJyftZwZ-JN982EYM32A.