Medicina Veterinária

Profissionais do Centro de Zoonoses se dedicam para preservar saúde dos animais

24/04/2021 | 11:00 | 1933

Neste sábado (24), se celebra o Dia Mundial da Medicina Veterinária – atividade essencial para a promoção e a preservação da saúde dos animais. Aqui na Capital, a Prefeitura de João Pessoa coloca à disposição para a população, de forma totalmente gratuita, os serviços dos profissionais do Centro de Zoonoses, que trabalham, também, no monitoramento e redução de riscos à saúde da população.

Vinculado a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Centro de Zoonoses funciona na Avenida Walfredo Macêdo Brandão, no bairro dos Bancários. A médica veterinária, Micaelly Oliveira, explica que a rotina dos profissionais inclui o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças zoonóticas, que são transmitidas do animal para o ser humano, além do controle populacional dos animais por meio da castração.

“Orientamos os tutores dos animais quanto à transmissão e o tratamento adequado para cada caso. Com relação à castração, a população pode contar com esse serviço de forma gratuita, basta realizar cadastro no site da Prefeitura. Uma vez por mês, também são feitos agendamentos”, explica a profissional, ressaltando, também, o papel dos veterinários  na proteção ambiental para melhorar a saúde animal e humana.

“Numa data tão especial, a gente pede que as pessoas valorizem o trabalho dos profissionais médicos veterinários, que cuidam diretamente da saúde animal e indiretamente da saúde humana. Aqui, no Centro de Zoonoses, dispomos de uma equipe multidisciplinar, inclusive com estagiários, atuando diariamente no atendimento à população”, destacou.

Neste período de pandemia, todos os procedimentos seguem critérios e condutas sanitárias para resguardar a saúde dos profissionais, tutores e dos animais levados aos serviços. Os agendamentos e cadastramentos para a esterilização de cães e gatos, assim como o cadastro de cuidadores, estão sendo realizados online, uma necessidade devido ao novo coronavírus.

Para mais informações, a população pode entrar em contato por meio dos telefones 3218-9357 ou 3214-3459.