Situação na pandemia

Profissionais da rede de atendimento à Saúde Mental discutem a luta antimanicomial na Capital

18/05/2021 | 14:45 | 972

Só este ano, cerca de três mil pessoas foram atendidas pelos profissionais da Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Nesta terça-feira (18), Dia da Luta Antimanicomial, data em que se rememora o Movimento da Reforma Psiquiátrica, a Prefeitura de João Pessoa promove uma live, às 19h, com o tema: Lutar convoca a ver de perto: relatos da atuação profissional em saúde mental da Paraíba no contexto da pandemia da Covid-19.

A ação acontece em parceria com o Conselho Regional de Psicologia (CRP-13 PB), que traz na programação mais duas lives nos dias 19 e 25 de maio. Na quarta-feira (19), às 15h, Mara Sousa, terapeuta ocupacional e redutora de danos do Consultório na Rua promove uma roda de conversa com o tema ‘Pensando a ética do cuidado: redução de danos’. Já no dia 25, às 19h, será debatido ‘Novos fluxos de cuidado na Paraíba: plano estadual de atenção integral à pessoa com transtorno mental em conflito com a lei’.

Vinícius de Oliveira, coordenador da Saúde Mental do Município, considera essencial a discussão para que mais pessoas tenham conhecimento da existência desse serviço, como funciona e de sua importância para os pacientes e seus familiares. “Estaremos participando da programação e vamos esclarecer dúvidas e repassar informações relevantes para a população e para profissionais que desenvolvem ou tenham interesse nessa área”, disse.

Segundo Vinícius de Oliveira, a rede atende adultos e o público infanto-juvenil, chegando a aproximadamente três mil pessoas só neste ano. Na maior parte dos serviços, os usuários não ficam internados. Dependendo do caso, o atendimento pode ser realizado diariamente, semanalmente ou quinzenalmente. “Com a pandemia, os casos têm aumentado e a procura pelos serviços também”, ressaltou.

Locais de atendimento – Para o atendimento de saúde mental, a Prefeitura conta com quatro Centros de Atenção Psicossocial (Caps), o Pronto Atendimento em Saúde Mental (Pasm), a Unidade de Acolhimento Infantil (UAI), três residências terapêuticas e leitos em hospitais. Além disso, são desenvolvidas atividades de promoção à saúde mental nos Centros de Práticas Integrativas, como é o caso do Equilíbrio do Ser, no bairro dos Bancários, e do Canto da Harmonia, no Valentina Figueiredo.

“Nesse período da pandemia procuramos desenvolver estratégias de cuidados voltadas para o fortalecimento da saúde mental dos nossos usuários através de oficinas virtuais, conversas telefônicas e diálogo com familiares”, explicou.

Acesso – Para ter acesso aos atendimentos, a população deve procurar sua unidade de saúde da família (USF), onde irá receber um encaminhamento ao serviço. O usuário passa pelo acolhimento de escuta com terapeuta e em seguida é referenciado para o serviço especializado ou terapias mais adequadas.

Para atendimentos urgentes, a população pode se dirigir diretamente ao Pronto Atendimento da Saúde Mental (Pasm), que funciona ao lado do Ortotrauma de Mangabeira.

Telefones de contatos:

Caps Caminhar: 3218-7008 (atendimento 24h)

Caps Gutemberg Botelho: 3211-6700 (atendimento 24h)

Caps David Capistrano: 3218-5244 (atendimento 24h)

Caps Cirandar: 3214-6079 (de segunda a sexta, das 8h às 17h)

Unidade de acolhimento infantil: 3214-2724

Pasm: 3218-9727

Programação de lives:

Terça (18)

19h – Tema: Lutar convoca a ver de perto: relatos da atuação profissional em saúde mental da Paraíba no contexto da pandemia da Covid-19

Quarta (19)

15h – Tema: Pensando a Ética do Cuidado: redução de danos.
Participante: Mara Sousa – terapeuta ocupacional, redutora de danos do Consultório na Rua e integrante do Intercambiantes Paraíba;

Terça (25)

19h – Tema: Novos fluxos de cuidado na Paraíba: Plano estadual de atenção integral à pessoa com transtorno mental em conflito com a lei.