Agilidade

Procon-JP amplia canais de atendimento e já realizou mais de 14,4 mil assistências em 2021

03/07/2021 | 10:00 | 2229

O consumidor de João Pessoa tem, atualmente, diversos serviços a que recorrer no caso do surgimento de problemas na relação de consumo. A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor disponibiliza, de segunda a sexta-feira, atendimentos através de quatro canais: SAC na sede, WhatsApp, telefone (0800) e o serviço itinerante que percorre os bairros da Capital. A ampliação e a agilidade dessa assistência ao cidadão pessoense se traduz em números, que este ano chega a 14.477 mil atendimentos.

O ‘Procon-JP na sua mão’, que funciona através do whatsapp 9 8665-0179, registrou 2.957 assistências desde março, quando foi implantado. Já o atendimento presencial na sede, onde também são computados os números do serviço itinerante, foi de 6.720. O atendimento através do 0800 083 2015 chegou a uma média de 4.800 ligações.

O secretário Rougger Guerra conta que serviço itinerante ‘Procon-JP no seu bairro’ já visitou dezenas de localidades desde janeiro, inclusive em parceria com outras secretarias e órgãos da Prefeitura de João Pessoa. “O objetivo do serviço é alcançar o consumidor onde ele estiver, descentralizando o atendimento e agilizando a resolução do problema consumerista. Também nos juntamos às ações da Prefeitura através das secretarias e órgãos municipais”.

Mutirão – Outro atendimento ao cidadão que mereceu destaque em 2021 foi o mutirão virtual para renegociação de dívidas bancárias realizado na segunda quinzena do mês de março, que alcançou mais de mil pessoas e finalizou 162 processos de negociação. “O mutirão foi realizado totalmente de forma remota através do WhatsApp que, em seu atendimento rotineiro, também abre processo administrativo, tira dúvidas, dá orientações e realiza consulta Serasa. O ‘Procon na sua mão’ agiliza a assistência com o consumidor, resolvendo seu conflito consumerista em sua própria casa“, informa o secretário.

Filtro – O atendimento através do 0800 083 2015 é também de fundamental importância, pontua Rougger Guerra. “O 0800 serve como um filtro para o consumidor, onde ele é encaminhado para a resolução do problema ao dirimir as dúvidas e orientar sobre o caminho a ser seguido, fazendo com que ele não perca tempo”.

Segurança durante a pandemia – O titular do Procon-JP explica que a ampliação da oferta de serviço para o atendimento à população é de fundamental importância para contribuir com a segurança do consumidor durante a pandemia. “Tanto o serviço remoto quanto o itinerante dá a oportunidade ao cidadão de resolver o problema consumerista sem precisar ir até à sede do Procon-JP, em um momento em que o isolamento social é fundamental no combate ao Coronarívus”.

Atendimentos do Procon-JP

Sede: Avenida Pedro I, n°473, Tambiá