Orientação

Prefeitura promove debate sobre violência doméstica com moradoras de condomínios residenciais

12/05/2021 | 18:00 | 785

A violência doméstica foi o tema de uma palestra promovida pela Secretaria de Habitação de João Pessoa (Semhab), em parceria com a Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), na tarde desta quarta-feira (12). O público alvo foi às mulheres do Residencial Vista do Verde I, localizado no Bairro das Indústrias. Durante o debate, realizado na Escola Municipal Anayde Beiriz, foram repassadas informações sobre as políticas públicas de assistência  e proteção as mulheres, orientando, também, sobre como elas devem agir para denunciar e se proteger do agressor.

A coordenadora do Trabalho Social da Semhab, Karla Souza, explicou que a palestra é apenas um primeiro momento da parceria, já que trata-se de um tema atual e um problema vivido por muitas moradoras dos residenciais. “Através do nosso trabalho social, identificamos mulheres que vivem esse problema no dia a dia, uma situação que se agravou durante a pandemia. Por isso, resolvemos fazer esse  trabalho em parceria com a Secretaria da Mulher. Montamos uma estratégia e começamos com as mulheres do Residencial Vista do Verde I”, comentou.

Para evitar constrangimento, apenas as mulheres participaram do encontro, ficando a vontade para falar sobre o assunto. Karla Sousa lembrou que o assunto é delicado e muitas mulheres têm medo de falar do problema, já que convivem com a violência sem ter condição de reagir. “Seguimos a orientação do prefeito Cícero Lucena que não basta apenas dar a moradia, mas proporcionar condições de habitabilidade, melhorando a qualidade de vida das pessoas através da implementação de políticas  públicas”, ressaltou.

Nena Martins, secretária da Mulher, ressaltou que essa parceria é muito importante para a execução das políticas públicas no combate à violência doméstica, oferecendo proteção e também um trabalho de assistência a saúde. Ela explicou que a violência contra as mulheres pode acontecer de diversas maneiras – através de palavras, intimidação, psicológica, física, sexual e até patrimonial. “Essa parceria visa combater à violência doméstica e também identificar outras necessidades que essas mulheres têm, como, por exemplo, a inclusão no mercado de trabalho”, afirmou.

A coordenadora do Enfrentamento a Violência da Secretaria das Mulheres, Ana Gondin, disse que essa é uma oportunidade de orientar aquelas mulheres que são vítimas da violência e, ao mesmo tempo, mostrar o trabalho que está sendo feito para apoiá-las. “Mostramos às mulheres o trabalho assistencial que estamos fazendo, que vai desde o acompanhamento a saúde, o combate à violência e a proteção, bem como o acompanhamento jurídico e psicológico”, comentou.

A palestra contou também com a participação da secretária executiva da Mulher, Cris Furtado; e da coordenadora do Trabalho de Enfrentamento a Pobreza da Secretaria da Mulher, Lucema Leandro, além da equipe de assistentes sociais da Semhab.

Pular para o conteúdo