Contra a Covid-19

Prefeitura de João Pessoa bate 300 mil doses de vacinas aplicadas e inicia imunização de pessoas em situação de rua com 18 anos ou mais

12/05/2021 | 19:00 | 3391

A Prefeitura de João Pessoa alcançou a marca de 303.707 doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas na Capital. Desse total, 206.262 correspondem à dose inicial e 97.445 são referentes à dose de reforço. Seguindo o plano de imunização do município, nesta quinta-feira (13), será iniciada a vacinação das pessoas em situação de rua que têm 18 anos ou mais. No domingo (16), dependendo do abastecimento de mais doses da vacina, deverão ser imunizados os trabalhadores da área da Educação.

De acordo com a Vigilância em Saúde, aproximadamente 1,5 mil pessoas em situação de rua serão vacinadas pelas equipes do Consultório na Rua, que irão até os locais onde elas vivem. Continuam sendo vacinadas, também, nesta quinta-feira, as pessoas de 18 anos de idade ou mais com deficiência, que tenham comorbidades ou que sejam trabalhadores de saúde, além das gestantes ou puérperas com comorbidades. Com a segunda dose, serão imunizados os grupos que tomaram a primeira dose da Coronavac (Butantan) até o dia 15 de abril e aqueles que já completaram 90 dias da dose inicial da Astrazeneca (Fiocruz).

Pessoas com comorbidades – As pessoas com 18 anos ou mais que têm comorbidades ou que sejam trabalhadores de saúde serão imunizadas com a vacina da Astrazeneca. Para receber a vacina, esse grupo poderá se dirigir aos postos do tipo drive thru na Universidade Federal da Paraíba (Castelo Branco) e no Santuário Mãe Rainha (Aeroclube), das 9h às 15h – e mais 10 postos instalados em ginásios, com funcionamento das 8h às 12h.

As comorbidades deste momento da vacinação incluem hipertensão arterial resistente (HAR) e nos estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade ou estágio 3; diabetes mellitus; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos imunossuprimidos; pessoas com obesidade grau 3 – IMC >40 e pessoas com doenças respiratórias graves com laudo para uso de broncodilatador.

Pessoas com deficiência – As pessoas com deficiência, que tenham 18 anos ou mais, serão vacinadas com o imunizante da Pfizer. Elas poderão se dirigir ao Instituto dos Cegos da Paraíba (Bairro dos Estados), Centro Helena Holanda (Pedro Gondim), Associação Pestalozzi da Paraíba (Cristo Redentor) ou Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae (Bancários), no horário das 8h às 12h.

O grupo das pessoas com deficiência compreende indivíduos com limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir; indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar; indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais.

Grávidas – As gestantes e puérperas com comorbidades também receberão a primeira dose do imunizante da Pfizer. A vacinação para este grupo acontece exclusivamente mediante agendamento através do aplicativo Vacina João Pessoa ou pelo site vacina.joaopessoa.pb.gov.br. Elas serão atendidas, das 8h às 12h, nas Policlínicas Municipais de Mandacaru, Cristo, Mangabeira e Jaguaribe.

Segunda dose – A segunda dose da vacina Coronavac (Butantan) será disponibilizada para quem tomou a primeira dose até 15 de abril, no Lyceu Paraibano, para pedestres, e no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), no modo drive thru. O horário de atendimento nos dois pontos é das 9h às 15h. Já a segunda dose do imunizante Astrazeneca (Fiocruz) para quem já completou 90 dias da dose inicial, será aplicada no ponto do Mangabeira Shopping, no modelo drive thru e pedestres, também das 9h às 15h.

Agendamento a partir das 19h – A Secretaria Municipal de Saúde alerta para a localização de cada público para não haver confusão na procura pelo imunizante. Para facilitar a identificação do local, insiste na priorização do agendamento (aberto às 19h do dia anterior à vacinação) através do aplicativo Vacina João Pessoa ou no site vacina.joaopessoa.pb.gov.br. Com o agendamento, o cidadão garante que será vacinado no local indicado, com agilidade e segurança. Aquelas pessoas que tiverem dificuldades com a ferramenta eletrônica podem ir até os postos de vacinação para receber ajuda nessa operação, porém, terão de se submeter à fila específica sem a certeza de tomar a vacina, devido à limitação da oferta de imunizantes.

Documentação exigida – Quem for tomar a vacina é essencial portar documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF, comprovante de residência e, para gestantes, uma cópia do comprovante gestacional. No caso de pessoas com comorbidades ou com deficiência, levar cópia do laudo ou declaração médica que comprove sua condição. As cópias dos documentos comprobatórios ficarão retidos para posterior apuração por Comissão da Secretaria Municipal de Saúde e demais órgãos de fiscalização, a exemplo do Ministério Público. Já os trabalhadores da saúde devem apresentar, além dos documentos pessoais, registro profissional, contra-cheque ou declaração da empresa onde trabalha.

Transporte gratuito – As pessoas que necessitarem de deslocamento de um bairro a outro para tomar a vacina, podem utilizar os serviços gratuitos dos aplicativos 99 e Uber, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa e Governo do Estado, respectivamente. Para garantir o acesso ao serviço da 99, o cidadão que usar a plataforma deverá acessar o aplicativo, na categoria 99 Pop, e inserir o código promocional ‘Promocodes’, destinado exclusivamente ao transporte até os pontos de vacinação em João Pessoa.

Solidariedade – Os postos de vacinação também estão abertos, nesses dias de luta contra a Covid-19, para receber as doações de alimentos não perecíveis. Após a arrecadação, eles serão distribuídos com instituições de caridade e famílias necessitadas, atingidas pelos efeitos dessa pandemia. A iniciativa conjunta da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado já conseguiu arrecadar mais de 6 toneladas de alimentos.

Confira o cronograma de vacinação desta quinta-feira (13):

Gestantes e puérperas com comorbidades (1ª dose da Pfizer) – 8h às 12h

– Policlínica Municipal Mandacaru

– Policlínica Municipal Cristo

– Policlínica Municipal Mangabeira

– Policlínica Municipal Jaguaribe

Pessoas com deficiência 18+ (1ª dose da Pfizer) – 8h às 12h

– Instituto dos Cegos da Paraíba (Bairro dos Estados)

– Centro Helena Holanda (Pedro Gondim)

– Associação Pestalozzi da Paraíba (Cristo Redentor)

– Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae (Bancários)

Trabalhadores de saúde 18+ e pessoas com comorbidades 18+ (1ª dose da Astrazeneca)

> Drive thru (9h às 15h)

– Santuário Mãe Rainha

– UFPB (acesso pelo HU)

> Ginásios (das 8h às 12h)

Distrito Sanitário I

Escola Estadual Papa Paulo VI (Cruz das Armas)

Escola Municipal Dom José Maria Pires (Oitizeiro)

Distrito Sanitário II

Escola Municipal Darcy Ribeiro (Funcionários II)

Escola M. Jornalista Raimundo Nonato Batista (Gramame)

Distrito Sanitário III

Escola Municipal Dom Helder (Valentina de Figueiredo)

Centro Cultural Tenente Lucena (Mangabeira)

Distrito Sanitário IV

Instituto Federal da Paraíba – IFPB (Jaguaribe)

Ginásio Ivan Cantisani (Tambiá)

Distrito Sanitário V

Escola Municipal Leonel Brizola (Tambauzinho)

Escola Municipal Seráfico da Nóbrega (Tambaú)

2ª dose Astrazeneca (Fiocruz) – para quem completou 90 dias da 1ª dose

– Mangabeira Shopping – Drive thru e pedestres (9h às 15h)

2ª dose Coronavac (Butantan ) – para quem tomou a 1ª dose até 15 de abril

– Lyceu Paraibano (9h às 15h)

– Unipê – Drive thru (9h às 15h)

Pular para o conteúdo