Etapa exitosa

Prefeitura conclui série de reuniões comunitárias e fará mais eventos para discutir revisão do Plano Diretor

03/08/2021 | 14:30 | 766

A Prefeitura de João Pessoa concluiu com êxito, nesta segunda-feira (2), a primeira rodada de eventos participativos que compõem a fase de diagnóstico da revisão do Plano Diretor do município, que deveria ter sido realizada há mais de três anos.

A 6 ª reunião comunitária, que ocorreu no Centro de Capacitação dos Professores (Cecapro), reuniu representantes das 5ª e 6ª regiões e fechou a etapa inicial de um ciclo de debates que contará, ainda, com diversas outras atividades, incluindo oficinas de propostas, encontros técnicos setoriais, audiências públicas e uma Conferência Municipal, em 2022, antes do envio do documento à Câmara dos Vereadores para a aprovação final.

Ao comentar a série de reuniões, o secretário executivo de Participação Popular (SEPP), Thiago Diniz, observou tratar-se do primeiro momento de um amplo processo de discussão. “Mesmo em meio a uma pandemia, essa foi sim uma etapa produtiva e participativa”, afirmou.

O plano, destaca o gestor, está defasado desde 2018 e o município necessita dessa atualização para se desenvolver de forma ordenada e sustentável. “Propiciar à sociedade civil essa possibilidade de reunir e opinar é muito importante para discutir os rumos do município e, principalmente, para o exercício da cidadania”, observou a socióloga Fabiane Baran, do consórcio João Pessoa Sustentável, que presta consultoria à Prefeitura no processo de revisão do Plano Diretor.

Para ela, os encontros comunitários realizados serviram para demonstrar que as comunidades se manifestam em defesa de anseios coletivos e querem ver atendidas tanto suas demandas locais quanto da cidade como um todo.  “Eu percebo em João Pessoa uma coisa muito particular, que é essa mobilização e a forma com que se participa. Todos são muito engajados, organizados, sabendo as demandas, e vêm prontos para o debate público”, elogiou a socióloga.

“Estou muito satisfeita com o que ouvi aqui e por ter participado. João Pessoa está crescendo e precisamos de reuniões como essa para amadurecer e fortalecer nosso espírito de coletividade”, comentou Ana Cláudia Rodrigues, assistente social e liderança na comunidade do residencial Paulo Miranda.