Após decreto

População reduz ocupação em pontos que costumam gerar aglomerações na Capital

24/02/2021 | 17:00 | 1593

A população da Capital parece ter entendido a necessidade das restrições e alguns pontos da cidade, que costumam receber muitas pessoas, não registraram aglomerações. Nesta quarta-feira (24), dia seguinte a publicação dos decretos da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado da Paraíba estabelecendo novas medidas de enfrentamento ao Coronavírus, a orla e os parques estavam com pequeno fluxo de pessoas.

A orla do Cabo Branco, por exemplo, que é um dos locais que mais recebem visitantes, teve uma redução significativa na circulação de pessoas no período da manhã. Os poucos que estavam no local, em sua grande maioria, seguiam as recomendações de distanciamento e usavam máscaras. A movimentação reduzida também foi registrada nos bares e na faixa de areia, em relação aos banhistas.

Comerciante na área desde a década de 90, Josafá Pinto de Almeida afirmou que o movimento de pessoas foi mesmo reduziu no dia de hoje. Mesmo ciente de que provavelmente terá uma redução no número de vendas em seu quiosque, ele reconheceu a necessidade das medidas restritivas.  “Concordo plenamente com as restrições. Se for para o bem da cidade e da nação, não tenho como discordar. É um esforço necessário para vencermos a Covid-19”, declarou.

Márcia Cristiane da Silva, que é empregada doméstica, também concordou com as novas medidas de combate ao Coronavírus. “Foi importante. O pessoal anda pela praia sem máscara, principalmente à noite, lotando os bares, e acaba prejudicando quem fica em casa. Só quem teve algum familiar ou pessoa próxima com esse vírus sabe o que passou”, comentou.

De acordo com o novo decreto, fica proibida a aglomeração nas praias e calçadas em toda orla de João Pessoa, sendo permitida a prática de atividades físicas individuais e em duplas que não envolvam contato físico direto entre os atletas. Fica vedada ainda a utilização de barracas, cadeiras, mesas, guarda-sóis, serviços de praia, ou ainda colocação de esteiras e/ou outros objetos na praia que estimulem a aglomeração de pessoas, além do consumo de alimentos e bebidas na calçada da orla e na faixa de areia das praias e atividades de ambulantes.

Também fica vedado o uso do estacionamento em toda orla da Capital, a partir das 16h, nos dias de semana. Nos sábados, domingos e feriados, a proibição se entende para o dia inteiro. Os veículos que violem as regras ficam sujeitos a autuação e demais penalidades de competência do órgão municipal de trânsito. Além disso, entre 22h e 5h há uma restrição na circulação de pessoas em toda a cidade.

Parques e praças – Além das praias, ficou evidenciada a diminuição na circulação no Parque Solon de Lucena, que no início da manhã contava apenas com pessoas praticando atividades físicas, como corrida e caminhada. Vale lembrar que a própria Lagoa e os demais parques e praças públicas da cidade estão liberadas apenas para físicas individuais e em duplas que não envolvam contato físico.